Questões de Português no vestibular do Homem Horizontal
(Soluções propostas pelo doutor Coriolano Zimber)
(1) Dizer se há anfibologia na oração: “Lisandra conversou com o general no seu escritório.”
Há, sim. Anfibologia é o mesmo que ambigüidade, um vício de linguagem que dá ensejo a duplo sentido. No caso, não é possível saber se a conversa foi no escritório de Lisandra ou se no escritório do general.
(2) O mal-humorado está de mau-humor, e o mal-criado faz má-criação, como pode?
“Humorado” e “criado” são adjetivos, que só podem ser modificados por advérbios (“mal” e “mal”); “humor” e “criação” são substantivos, que são modificados por adjetivos (“mau” e “má”).
(3) Qual a função de “como” e “se”em “veja como o tempo voa” e “não sei se está chovendo”?
Nos exemplos as duas palavras, “como” e “se”, são conjunções integrantes, em ambos os casos introduzindo oração subordinada substantiva objetiva direta.
(4) Qual o plural de viés?
Vieses.
(5) Que particularidade da língua latina está presente na frase “Sócrates deixou-se envenenar?”
Trata - se de uma construção que lembra o “acusativo com infinito”: o objeto direto, "se", seguido por um verbo no modo infinitivo, "envenenar". Desse modo, o objeto direto será também sujeito da oração cujo verbo está no infinitivo. A construção pode ser feita com os verbos deixar, fazer, mandar, ouvir, sentir e ver: deixai-o cantar, os pais fizeram a filha dormir, o professor mandou o aluno estudar, ouviram-no praguejar, senti o coração bater, viram a cavalaria chegar, Sócrates deixou-se enganar.
quarta-feira, 4 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Caro bloguista,
Muito obrigado por me ajudar no plurar de viés, que nao encontro em lado nenhum. Já agora, qual a sua fonte?
Em relacao ao mal-humorado e ao mal-criado.. nao estara a esquecer a origem da palavra mal-criado? O mal-criado foi mal criado (pelo pais ou educadores), e por isso se tornou rude. Agora, em adulto, o chamamos de mal-criado, e às faltas de gentileza que a sua condicao o leva a fazer, "más-criacoes", pois veem de um mal-criado.
Caro Rodrigo,
Na sua página 185, a "Nova Gramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra, terceira edição revista, trata do plural dos substantivos oxítonos terminados em "s". Basta acrescentar "es" ao singular:
ananás - ananases
revés - reveses
país - países
retrós - retroses
Portanto, o plural de "viés" é "vieses".
Obrigado pelos comentários.
Postar um comentário