terça-feira, 3 de abril de 2007

As quatro forças da Natureza

Gravidade - força da Natureza devida à curvatura do espaço provocada pela matéria. Matéria não atrai matéria, como enunciou Newton na sua Lei da Gravitação Universal. A matéria deforma o espaço, e o espaço, assim deformado, indica o caminho a ser seguido pela matéria. A gravidade é responsável pela maioria das estruturas do Universo, incluindo galáxias, estrelas e planetas.

Força eletromagnética- força da Natureza devida às cargas elétricas das partículas subatômicas. É a força motriz das reações químicas, tornando-se responsável pelas estruturas atômica e molecular.

Força nuclear forte - é a força da Natureza responsável por manter a coesão dos núcleos atômicos. A fusão de átomos nas estrelas é presidida pela força nuclear forte, liberando boa parte da energia do Universo.

Força nuclear fraca, ou interação nuclear fraca - força da Natureza que preside a decomposição dos nêutrons em prótons e elétrons, além de desempenhar papel importante na fusão nuclear, na radioatividade e na produção dos elementos químicos nas estrelas.

Nenhum comentário: