quinta-feira, 19 de abril de 2007

Uma aula de Português muito pretensiosa (três partes)

Uma Visão Holística da Análise Sintática (final)

A ação a ser expressa requer, como vimos, uma PALAVRA, que não existe, sendo possível construir um período que lhe seja equivalente a partir de um verbo, acrescentando a este, e conforme sua incompletude, um ou mais componentes sintáticos. Os componentes sintáticos de (2) a (5), simples ou oracionais, somam-se ao verbo, que é o componente sintático (1), para formar o período e alcançar a completude desejada.
Portanto, o período, formado por um verbo acrescido de um ou mais componentes sintáticos, equivale à PALAVRA necessária para exprimir a ação. O verbo cuja completude se busca no período configura e preside a oração principal. Os demais verbos que fazem parte do período, se alguns, pertencem a componentes sintáticos oracionais, chamados de orações subordinadas, que equivalem a substantivos, adjetivos ou advérbios.

Ação = PALAVRA = Período = Componente sintático (1) + componentes sintáticos (2) a (5) necessários à completude do componente sintático (1)

Veja, por exemplo, o seguinte enunciado:

"O Brasil espera ansiosamente que cada um cumpra o seu dever."

Nenhuma PALAVRA seria capaz da façanha de explicar detalhadamente a ação que se expressa nesse enunciado. Há, porém, o verbo "esperar", incompleto por subjetivação e objetivação. Partindo dessa palavra, "esperar", com adicionar-lhe os componentes sintáticos adequados, construímos um período, que corresponde à PALAVRA, ou seja, que permite expressar o que se pretende.


Resumo

Verbos "completos" não existem; como consequência, a PALAVRA também não existe; daí a necessidade de recorrer às outras categorias gramaticais, substantivos, adjetivos e advérbios, para alcançar a completude a partir de um verbo. Às vezes, o substantivo ou o adjetivo ou o advérbio, necessários às funções de completude, é que não existem, sendo necessário recorrer, nesses casos, às orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais, respectivamente. Os cinco componentes sintáticos considerados neste artigo, simples e oracionais, um dos quais necessariamente um verbo, permitem construir basicamente todos os enunciados que exprimem a ação a ser expressa pelo orador.
Será necessário, em adição, que você estude as noções de verbos de ligação (que são os verbos que exprimem estado, em vez de ação), aposto e vocativo, na sua gramática de 873 páginas. Essas noções são simples e podem ser aprendidas sem nenhuma dificuldade. As gramáticas de 873 páginas servem, enfim, para estudar regras de concordâncias, flexões verbais, graus dos adjetivos e dos substantivos, figuras de linguagem, louçanias etc, tudo para entronização da chamada "norma culta", que é necessário conhecer, sem dúvida, sem que essa bagagem, entretanto, integre a essência sintática do idioma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)