segunda-feira, 9 de abril de 2007

Murray Gell-Mann

Nascido em 15 de setembro de 1929, Murray Gell-Mann é outro físico de Nova York que muito contribuiu para o desenvolvimento da Física Quântica, ganhando o Prêmio Nobel de Física de 1969. Erudito e sofisticado, Gell-Mann proferiu seu discurso em sueco, ao receber o Prêmio Nobel em Estocolmo.
Seus conhecimentos incluem temas muito diversos, desde arqueologia, pássaros e cáctus até mitologia iorubana e zimologia.Trata-se provavelmente do homem mais culto da atualida
de, numa avaliação do físico Philip Anderson, também laureado com o Prêmio Nobel em 1977.
Gell-Mann descobriu que os elementos pesados do átomo, ou seja, prótons e nêutrons, são formados na verdade pela união de três quarks, estes, sim, partículas elementares como os elétrons. Existem seis tipos de quarks, que se caracterizam por certas propriedades, como carga elétrica, "cor" e "sabor".
O nome “quark” foi retirado por Gell-Mann deThree quarks for Muster Mark”, um estranho verso de James Joyce no livro Finnegan´s Wake. Joyce gostava de inventar palavras e, segundo geralmente se aceita, esse verso vale por “Three quarts for Mister Mark” ( “Três quartas para o senhor Mark”).
Um livro de Gell-Mann, “O quark e o jaguar”, faz uma primorosa correlação entre o quark, que representa a elementaridade e a similaridade, e o jaguar, que representa a individualidade e a complexidade.
Afirma Gell-Mann que somos sistemas adaptativos complexos, pois vamos melhorando a cada informação recebida.

Nenhum comentário: