terça-feira, 1 de maio de 2007

Método

Não me cabe, de fato, aceitar como verdadeira nenhuma coisa que eu não conheça evidentemente como tal; devo dividir cada uma das dificuldades em tantas partes quanto possível e necessário para resolvê-las; hei de conduzir os meus pensamentos de forma organizada, começando pelos objetos mais simples, segundo uma ordem de precedência de uns em relação aos outros; ao final, encerrarei cada estudo ou pesquisa com enumerações completas e revisões gerais, para ter certeza de que nada foi omitido. Enfim, como máxima fundamental, hei de procurar sempre vencer antes a mim do que à fortuna, modificar antes os meus desejos do que a ordem do mundo.

René Descartes (1596-1650)

Um comentário:

Anônimo disse...

Este Método Universal que Descartes estabelece foi inspirado no rigor matemático em suas "Longas Cadeias de Razões"
A Filosofia de sua época predominava um obsoleto método escolástico principalmente da Igreja.
Rejeitando este método não acreditava em nada que não fosse provado que era verdade, e para isto deveria começar do zero, não na Fé, mas buscando resposta na suspeita.
Segundo sua linha de pensamento seus estudos tiveram inicio colocando em dúvida sua própria existência.
Isto foi considerado um fato verdadeiro, e sua conclusão foi expressada através das clássicas palavras: Cogito, ergo sun: "Penso logo existo"
Suas contribuições revolucionaram o estudo da Filosofia.
Ele é frequentemente chamado de o Pai da Filosofia Moderna.
Juntamento como bem disse o autor:Esses Luminares: Filósofos, Matemáticos, Fisicos desenvolveram tecnologias maravilhosas ao longo dos séculos, contribuído com boa parte do nosso conhecimento.Gina