terça-feira, 22 de maio de 2007

PARADOXO DE FERMI

Onde estão eles?

O universo ocupa um espaço incomensurável e possui um número igualmente incomensurável de estrelas, com, provavelmente, muitos bilhões de sistemas planetários. É lícito supor que somos os únicos atores inteligentes no universo? Muitos defendem a existência de seres extraterrestres, considerando possível algum percentual de sistemas solares que tenham condições semelhantes ou até mais favoráveis às que propiciaram a vida inteligente na Terra.

- Então, onde eles estão?, perguntou na década de 1950 o físico italiano Enrico Fermi (1901 - 1954), prêmio Nobel de Física (1938) e responsável pela construção do primeiro reator atômico, desenvolvido na Universidade de Chicago.

Essa pergunta configura o que ficou conhecido como o “Paradoxo de Fermi”. Subjacentemente à indagação, existe o raciocínio de que, passados 15 bilhões de anos desde o Big Bang, e com tantos sistemas planetários, deviam ter surgido civilizações extraterrestres mais velhas e mais novas, mais adiantadas e mais atrasadas, cuja existência fosse percebida de alguma forma pelos habitantes da Terra. Mas seus sinais não nos chegam, configurando o paradoxo.

Na Hungria


Consta que Fermi fez essa pergunta aos físicos que se encontravam no refeitório do laboratório de Los Alamos. Corre a versão de que Leo Szilard, o húngaro brincalhão, teria respondido:

- Eles já estão há algum tempo por aqui. Mas chamam a si próprios de húngaros.

Nenhum comentário: