quinta-feira, 24 de maio de 2007

RETALHOS DO QUOTIDIANO (parte 15/26)

Ludivine Sagnier

Olhei para o passageiro que viajava a meu lado e vi que se tratava de Albert Einstein.
- Albert Einstein?
- Sim, respondeu o outro, passando-me um cartão com os seguintes dizeres:

Dúvidas? Sunset Society
albert.einstein@ulm.com

Espreguiçando demoradamente, fiquei perscrutando o sonho extravagante. Quem diria... Eu, euzinho, numa viagem de Hong Kong para Paris! Primeira classe, aeromoças belas e gentis, s´il vous plaît para cá, s´il vous plaît para lá, voulez vous du vin? Brochettes au tabulé, escargots de Bourgogne, dessert, e Einstein, ali do lado, de cartão em punho, albert.einstein@ulm.com, para todas as dúvidas.
Que diabo seria Sunset Society?

Grandeza, se possível

Para Schopenhauer, a vida é um longo sonho ou, o que é equivalente, vida e sonho são páginas comuns de um livro complicado. E o sonho cabia muito bem naquela véspera, pois, aula aprovada, curso de doutorado quase garantido. Cinco salários mínimos por mês, durante três anos. Faltariam apenas os testes, de Português e de Inglês.
Mecânica teria sido melhor, ora se! Era começar pelo princípio da inércia, passar pel
o balde de Newton, discutir o caráter absoluto do movimento da Terra e o pêndulo de Foucault. No Universo tudo se passa como se matéria atraísse matéria, quem diria, na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. A toda ação, uma reação, desde então e para sempre. Simetrias e invariâncias, o Princípio de D’Alembert. O tempo, Santo Agostinho, Kant, Stephen Hawkings, nosso passado tem forma de pêra, o presente já passou, e o futuro é uma expectativa que reflete a nossa experiência... passada.
Termodinâmica, e não Mecânica, fazer o quê? Manter a calma, esse o segredo, e só mencionar assuntos dominados, omitindo todo o resto. Se ocorrer a oportunidade, definir grandeza, que definir grandeza é o sonho de todo professor de Física:

- Grandeza é o atributo de um objeto ou atributo de um atributo de um objeto, no qual, atributo, se pode reconhecer diferentes graus de intensidade.

Se “pode reconhecer” ou se “podem reconhecer”?

Divine

Não consegui me lembrar do restante do sonho, por mais que me esforçasse. Tomei um chope em Montmartre e dei um olé no Quartier Latin? Tomara que eu tenha topado com a Ludivine Sagnier, na entrada do Louvre, ou melhor, no Jardim de Luxemburgo. Para, enfim e cara a cara, depor-lhe a grande ambição da minha vida.
- Mas, afinal, que ambição é esta, Carlinhos?
- Nadar na tua piscina, Lu.
- Ça va.
(continua)

Nenhum comentário: