quarta-feira, 16 de maio de 2007

OS SETE SÁBIOS DA GRÉCIA

A lista dos sete sábios da Grécia assumiu sua composição definitiva ao tempo de Platão: Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.
Todos viveram no sexto século antes de Cristo, num momento de reorganização das cidades, graves perturbações e resistências heróicas às invasões estrangeiras, destacando-se não somente por sua sabedoria, mas também pela liderança política e grande capacidade administrativa.
Conta a lenda que os pescadores de Mileto certa vez encontraram um vaso sagrado nas águas do Mar Egeu. Não havendo acordo sobre o destino que deveriam dar à peça, decidiram consultar a respeito o deus Apolo, no Oráculo de Delfos. A resposta de Apolo, transmitida pelas pitonisas, mandava entregar o vaso ao mais sábio dos homens.
O escolhido foi Tales, que, não se considerando o mais sábio, enviou-o a Periandro, que,
pelo mesmo motivo, passou a oferta adiante. E assim o vaso foi mudando de mãos, transitando pelos sete sábios. O último deles, Sólon, encerrou a questão, ofertando-o a Apolo, "o mais sábio dos deuses".

7 comentários:

Anônimo disse...

Os setes sabios se preoculpavam em determinar o que era uma coisa: o universo, a procedência e retorno das coisas, da natureza tendo uma papel importnte, mas Sócrates foi o mais sábios dos sábios enviados a Terra para a evolução dos homens. Não foi compreendido, mas o Oráculo de Delfos sabia que ele era o melhor quando disse: _Todo o meu saber consiste em saber que nada sei!E conhece-te a ti mesmo para organizar racionalmente a própria vida.
Os sete sábios se preoculpavam em determinar o que era uma coisa: o Universo, a procedência e retorno das coisas, da natureza tendo também uma papel importante.Todos eles precederam com suas Filosofias o Cristo.Seres de antes de Cristo que só fizeram bem a Humanidade deixando um legado maravilhoso! Aproveitem quem tiver consciencia disto.Está muito bem analizada pelo nosso historiador. Parabéns.A Luz que dissipa as Trevas!Gina Grajaú.

Anônimo disse...

Está repetida a frase: os sete sabios se preoculpavam em determinar o que era uma coisa: o universo, aprocedencia e o retorno das coisas, da natureza tendo também um papel importante......desculpe.Gina

Rafael disse...

Olá!

Muito bom o texto. Porque "o homem horizontal?"

Abraços.

Remo Mannarino disse...

Resposta para R. T. M.

Obrigado.
"O Homem Horizontal" é um romance, que lancei em 2006.

Abs,

Remo

Anônimo disse...

Eu acho qe as pessoas qe estao se preocupando com os Sete Sábios sao uns nerds...ser nerd é bom mais tem de se interessar com coisas mais importantes como O PRESENTE...

Anônimo disse...

Eu acho qe as pessoas qe estao se preocupando com os Sete Sábios sao uns nerds...ser nerd é bom mais tem de se interessar com coisas mais importantes como O PRESENTE...

Anônimo disse...

nussss !!! mas o presente está baseado no passado.........
ñ haveria o hoje sem ter existido o amanhã....
pense nisso.
há só mais uma coisa eu tenho 13 anos e olha a diferença de raciocinio!