quarta-feira, 18 de julho de 2007

RETALHOS DO QUOTIDIANO (parte 23/26)

Primeira aula

Ao atravessar o Rubicão para enfrentar Pompeu, em 49 a. C., Júlio César estava certo de que a vitória o faria senhor de Roma, sem, entretanto, ignorar que a derrota lhe custaria a própria vida. Vitória ou morte, dois desfechos possíveis e mutuamente excludentes.
As decisões sobre a profissão, o casamento, o emprego, as aplicações financeiras, os planos de saúde e de aposentadoria são como a travessia do Rubicão, fundamentais na nossa vida, carregando, cada uma, o risco de uma escolha malograda. Muitas vezes irrecorrivelmente, por serem experiências sem possibilidade de repetição.
Nas empresas, porém, se houver muitas oportunidades de exercitar o mesmo tipo de decisão, podemos dar um tratamento matemático e probabilístico à questão. Este o nosso curso, sendo certo que a matemática não altera a natureza do desfecho, se assumido o projeto: apenas ilumina a decisão.

Vamos também aprender a negociar os contratos, sejam frontais, laterais, procedimentos contábeis ou cartas de garantia. Eis que o êxito de um projeto, assumido com tanto risco, não pode frustrar-se por causa de contratos defeituosos. Os projetos passam, com êxito ou sem êxito, mas os textos contratuais e suas minutas ficam nos arquivos das companhias, consagrando ou execrando o negociador, posteridade adentro. Condenados à eternidade, como se fossem prótons de laboratório, não obstante a fugacidade do projeto contratado.
Boa metáfora essa, prótons de laboratório...

King’s College

Laura defendeu sua tese com o êxito esperado. Terminada a defesa, de Sitter fez um discurso elogioso enaltecendo seu preparo e competência e, no ato, passou-lhe uma carta da Embaixada Britânica, com uma proposta que físico algum ousaria recusar: trabalhar no King’s College da Universidade de Londres.

- Perspectivas reais de uma carreira promissora, com boa remuneração e excepcional ambiente de trabalho.

Caso aceitasse, teria de viajar em menos de uma semana. De Sitter ainda acrescentou:

- Mas se rejeitar a Inglaterra, há um lugar de professor para você neste Departamento de Física.
(continua)

Nenhum comentário: