sexta-feira, 20 de julho de 2007

LORD KELVIN, RUIM DE PREVISÕES

Um cientista de respeito

Lord Kelvin (1824-1907), nascido William Thomson, era um físico irlandês muito influente do século XIX, a ponto de ter recebido inúmeras homenagens oficiais na Inglaterra e de ter sido sepultado ao lado de Newton, na Abadia de Westminster.
Uma honra que mereceu por mais de 300 trabalhos e importantes contribuições em praticamente todas as áreas da Física.

Temperatura absoluta

Lord Kelvin é mais conhecido por seu trabalho em Termodinâmica. Antes o cientista Jacques
Charles por seus cálculos e experiências chegara à conclusão de que todos os gases teriam volume igual a zero à temperatura de -273 graus Celsius.
Kelvin percebeu, porém, que não era o volume da matéria que se anulava nessa temperatura e, sim, a energia cinética de suas moléculas. Concluiu que - 273 graus Celsius era a temperatura mais baixa possível e chamou-a de"zero absoluto".
A partir dessa noção, propôs uma nova escala de temperaturas (que posteriormente recebeu o nome de escala Kelvin), a qual permitiria maior simplicidade para a expressão matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.

Ruim de Opiniões

Lord Kelvin ficou, porém, famoso por suas gafes e previsões equivocadas. São dele as seguintes pérolas do ceticismo malsucedido, registradas na história da evolução científica e das invenções tecnológicas:

"Átomos não existem."

"Radioatividade é bobagem."

"O rádio não tem futuro."

"Os aviões são impossíveis, porque mais pesados que o ar."

"Os raios X vão se revelar um embuste."

"A Teoria da Evolução, de Darwin, é incompatível com a pouca idade da Terra."

A
obsessão dos grandes erros

Em famosa carta de 27 de abril de 1900, Lord Kelvin declarou oficialmente que a Física já descobrira praticamente tudo que havia para descobrir no Universo. Falecido pouco depois, não teve o dissabor de ver o quanto tudo mudou em termos de conhecimentos físicos, com o advento da Física Quântica, da Relatividade Especial, da Relatividade Geral, do Modelo do Big Bang e a conseqüente nova Cosmologia.

Nenhum comentário: