quinta-feira, 28 de junho de 2007

RETALHOS DO QUOTIDIANO (parte 20/26)

Dança de cadeiras

Não tinha a menor noção do que pretendia o de Sitter, quando o procurei na manhã de segunda-feira.


- Acho que tenho uma novidade boa para você. O Departamento de Economia quer você como professor das cadeiras de Risco e Decisão e de Negociações Contratuais, durante este semestre.

Quase desmaiei, de pura perplexidade, sem saber como reagir nem o que responder.

- Como? Risco e Decisão?

-
E Negociações Contratuais, mas não se assuste. O professor Kurtis pediu demissão, e o Departamento de Economia encontra-se numa emergência.

- Kurtis? Eram cadeiras do Kurtis? Nem imagino por que fui lembrado...

-
Não há outros nomes além do seu, pois esse assunto é muito recente no país. O próprio Kurtis assistiu à sua palestra em Buenos Aires e indicou-o para substituto, além do fato de que sua aula de candidato foi considerada excepcional pelos professores da banca de Termodinâmica.

- Bem... É que...

- Você será muito bem remunerado.


- Não estava pensando nessa questão, mas na responsabilidade que estarei assumindo. Embora razoável conhecedor do assunto, isto é, da parte operacional, falta-me experiência para assumir uma função desta envergadura.

- Você tem talento para a missão. Quanto à experiência, não se preocupe, pois ela virá com a prática.

- Nesse caso...

- Suas aulas terão início já na próxima semana. Previno-o, porém, de que não será fácil acumular o doutorado de Física com essa carga adicional de trabalho.

Abandonar a Física

No Departamento de Economia, o professor-chefe Estênio Florão tornou a proposta que me faziam ainda mais abrangente. Se eu fosse bem avaliado naquele primeiro semestre
e concordasse em abandonar o curso de Física, seria efetivado como professor das duas cadeiras, bem como da cadeira de Matemática Financeira, que somente se iniciaria no segundo semestre.

- Matemática Financeira?

- Sim, sabemos da sua competência nesse assunto, pelos textos que você produziu, na WED, sobre os
métodos de Bailey e de Lenzi, computação contínua de juros, declínios hiperbólicos e raízes perdidas de Descartes.

- Sim, darei as duas cadeiras este semestre, mas não me comprometo com o restante. Preciso pensar com calma nessa coisa de abandonar a Física.

Voltei a casa ainda perplexo, consultando-me dos pés à cabeça para ter certeza de que não estava sonhando. Dar aulas remuneradas na Economia e desenvolver minhas idéias sobre otimização da rentabilidade mediante incorporação de financiamentos, avaliação dos projetos de investimento com base no perfil de lucro e orientação das decisões tomadas em regime de incerteza. Ah, a estratégia da competência negocial...
Coletaram informações sobre mim até na WED !

Kurtis, esse desconhecido

O Kurtis, essa estranha entidade que eu desconhecia completamente, ficou com a minha namorada e me legou as suas disciplinas.
Isso é que era dança de cadeiras!
(continua)

Nenhum comentário: