segunda-feira, 11 de junho de 2007

UM MISTÉRIO DE NOME LIESERL

A filha de Albert Einstein

Einstein era alemão, da cidade de Ulm, e se casou com a física Mileva Maric, uma sérvia de Bacska que ele conhecera na Escola Politécnica de Zurich.
Ele a chamava carinhosamente de Marity.
Houve nesse casamento um mistério nunca esclarecido: a filha Lieserl, da qual só se sabe o nome, desapareceu de cena alguns dias depois de ter nascido, na Sérvia, em 1902.
Esse fato só se tornou conhecido 85 anos depois, em 1987, quando as cartas de Einstein foram tornadas públicas por decisão judicial.
Nunca houve
uma palavra de Einstein ou de Mileva sobre o destino de Lieserl. Uns poucos acreditam que ela teria morrido, ainda bebê, mas a maioria suspeita de que a menina tenha sido dada em adoção, em face de problemas financeiros enfrentados pelo casal.
Pois naquele ano de 1902 Einstein, ainda desempregado e aguardando uma colocação no Escritório de Patentes de Berna, colocou o seguinte anúncio em um jornal suíço:

Aulas particulares de
MATEMÁTICA E FÍSICA
para universitários e secundaristas
dadas especialmente por
ALBERT EINSTEIN, professor
diplomado pela politécnica federal
GERECHTIGKEITSGASSE, 32, primeiro andar
Aulas experimentais grátis

Para complicar a história, Einstein e Mileva continuaram juntos por muitos anos e tiveram mais dois filhos, Hans Albert, em 1904, e Eduard, em 1910.


Ovos laterais

Sabe-se que na década de 1930, divorciado de Mileva desde 1918 e morando
com sua segunda mulher, Elsa Löwentall, em Princeton, nos Estados Unidos, um amigo residente na mesma cidade, Hermann Weyl, recebeu de um professor do Christ Church College, de Oxford, Inglaterra, um telegrama sobre uma mulher que tentava provar ser filha de Einstein:

Senhorita Herrschdoeffer acha que é filha Einstein. Busca apoio nos altos círculos porque não pode contar com a madrasta, Elsa Löwentall. Não duvide e comunique Einstein pessoalmente. Telegrafe em seguida. Frederick Lindemann.

Ninguém naquela ocasião associou o episódio a Lieserl, cuja existência era então desconhecida de todos. Sabe-se que a secretária de Einstein, Helen Dukas, contratou para investigar o caso
um detetive particular, cujas averiguações teriam indicado que se tratava de um delírio ou de uma impostura de Grete Markstein, uma atriz alemã.
Einstein escreveu a respeito para um amigo, com uma
ressentida pilhéria:

Dizer que pus ovos para os lados seria engraçado, se não magoasse outras pessoas.

Nenhum comentário: