terça-feira, 12 de junho de 2007

PAULICÉIA DESVAIRADA

Losango Cáqui (1922)

Mário de Andrade, intransigente pacifista, internacionalista amador, comunica aos camaradas que, bem contra a vontade e apesar da simpatia dele por todos os homens da Terra, dos seus ideais de confraternização universal, é atualmente soldado da República, defensor interino do Brasil.


Rondó pra você (1924)

De você, Rosa, eu não queria

Receber somente este abraço

Tão devagar que você me dá,

Nem gozar somente este beijo

Tão molhado que você me dá...
Eu não queria só porque

Por tudo quanto você me fala

Já reparei que no seu peito

Soluça o coração bem-feito

De você.

Pois então eu imaginei

Que junto com este corpo magro

Moreninho que você me dá,

Com a boniteza, a faceirice,
A risada que você me dá

E me enrabicham como o quê
,
Bem que eu podia possuir também

O que mora atrás do seu rosto, Rosa,

O pensamento, a alma, o desgosto

De você.


Mário de Andrade (1893 - 1945)

Nenhum comentário: