Nos meus tempos de estudante, achava Melisande inalcançável. Foi por causa dela que comecei a ler poesia, minha primeira incursão, a única, no terreno da cultura. Uma espécie de preparação para o encontro impossível, na pressuposição de que uma moça daquela classe devia gostar de poesia e conhecer tudo dos melhores poetas. Drummond, Bandeira, João Cabral, Vinícius...
Decorei, para dizer-lhe então, estes versos de Vinícius, com "Melisande" no lugar de "Maria":
- Eu te amo, Melisande, eu te amo tanto que o meu peito me dói como em doença; e, quanto mais me seja a dor intensa, mais cresce na minha alma teu encanto.
Pois é, muitos anos depois eu a conheci, de fato, e nos casamos oito meses após aquele primeiro encontro no restaurante. Ou seja, o impossível aconteceu. Esse casamento foi a melhor coisa que me ocorreu, e por isso fiquei muito grato à Irene, que certamente planejou nosso encontro no restaurante. Pois não acredito que tenha sido um encontro casual...


- Muitas Melisandes existem, por causa do Debussy...
O pai da minha Melisande tem apenas a participação na produtora cinematográfica, com a Irene. E, mais, ela estudou filosofia e sociologia, não biologia, embora tenha real interesse por Darwin.
- Lembro-me de ter aprendido teoria da evolução para estar à altura dela!
Outro fato curioso foi que não viu a ópera de Tchaikovsky, pois comprou o DVD do Eugene Onegin para dar de presente a uma amiga, ou seja, meus sessenta e três reais não ensejavam nenhuma possiblidade de emparelhamento. Outro tiro na água... Contei-lhe a história, que achou muito divertida: ficou decidido entre nós que veremos Eugene Onegin um dia, seja em Londres, Nova York, Milão ou San Petersburgo.
- A Tatiana, dessa ópera, é a personagem que mais me enternece.
Melisande foi a melhor aluna da universidade, cujos professores souberam premiar seu desempenho com troféus e diplomas variados. Já formada, tirou o primeiro lugar num concurso internacional de conhecimentos sobre a Itália, o que lhe valeu uma viagem de seis meses pelas principais cidades daquele país, às expensas do governo italiano.

No quesito profissional, ela se equipara à Cecília em termos de sucesso, embora seja mais discreta e mais culta. Desde sempre Melisande tem sido solicitada a dar palestras muito bem remuneradas sobre temas variados, que incluem filosofia, arte, história e comportamento social. Outro dia foi contratada para dar um curso sobre “a natureza do tempo”, comparando concepções de Santo Agostinho, Kant, Nietzsche e Bergson.
- Já leu Bergson?
- Não me faltará a oportunidade.
Foi tudo o que me ocorreu responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário