quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

MULHERES E ÓPERAS

MELISANDE, DE BANDEJA

Quando cheguei ao restaurante, era a Melisande que me aguardava.

- Muito prazer em conhecê-lo, Edu, que sou a Melisande. A Irene teve um problema de última hora e pediu-me que aqui estivesse em seu lugar.


- Muito prazer. Espero que o problema da Irene não seja grave e muito agradeço pela gentileza da tua presença.

Melisande

O normal teria sido suspeitar que se tratava de uma armação da Irene, que vivia me aconselhando a escolher uma moça para casar, pois eu já completara 26 anos. O que senti, porém, foi a sensação de estar sendo ajudado pela sorte. Acabara de ser promovido a diretor de departamento, uma benesse muito acima do que ousaria esperar, e estava, inesperadamente assim, diante de uma moça de extraordinária beleza.

- Já reparei que, quanto mais me esforço, mais sou ajudado pela sorte.

- O quê?

- Nada, não.

O Humphrey’s estava menos cheio do que habitualmente, e pudemos conversar longamente. Era uma estudante de jornalismo, que estava se especializando em artes cênicas. Muito culta, podia discorrer sobre temas variados, Borges, Machado de Assis e Caravaggio, tênis, hipismo, coisas assim. Resolvi falar também, e meu forte no terreno da cultura é ciência, mas terminei fazendo uma digressão meio inconsequente sobre Galileu e Nicolau de Cusa.

Pauline Bonaparte, de Caravaggio

Terminado o jantar, levei-a à sua residência, no Itanhangá. Foi quando me convidou para assistir a uma ópera, na semana seguinte, na residência de Elvira Stokes, que exibia em reuniões de amigos as óperas que importava da Inglaterra.

- Mitridate, de Mozart. Não se preocupe, que sou muito amiga da Elvira e posso levá-lo à sessão, sem constrangimentos de nenhuma natureza.


Mozart

Tudo isso
veio a calhar, pensei, quando regressava ao Leblon.

- Já reparei que, quanto mais me esforço, mais sou ajudado pela sorte.

A ópera


“Mitridate, Rei de Ponto” é uma ópera genial, que Mozart compôs durante um passeio pela Itália. Mitridate, o rei, luta lá fora contra os romanos, enquanto, em casa, seus filhos, Sifare e Farnace, fazem a corte a Aspásia. Cuja é, nada mais, nada menos, que a noiva de Mitridate. Isso mesmo, Mitridate e seus dois filhos estão apaixonados pela mesma mulher. Mitridate, ao regressar, decide matar a noiva e os filhos, o que não se concretiza porque tem de voltar à guerra. Ao fim e ao cabo, Mitridate morre em combate, Sifare fica com Aspásia, e Farnace, com Ismênia, filha do rei de Pártia.


- Todos se reconciliam perante o rei moribundo.

A ópera é uma sucessão de árias no mais puro estilo de Mozart, que a compôs quando tinha apenas 14 anos, tomando por base um romance de Racine. Estreou em 1770, no Teatro Regio Ducal, de Milão, e na ocasião foi exibida 21 vezes.

- 14 anos? Eu não era capaz de nada quando tinha 14 anos...


- Não soltava pipa, nem jogava pião?


- Jogava futebol, muito mal, tanto que eu ia sempre para o gol.

Farinelli

- Farnace é um papel para “alto castrato".

- Pensei que esse negócio de castrado era coisa do passado...


- Você tem razão. O castrado Farinelli foi o maior cantor de ópera do século XVIII, com sua voz de soprano ligeiro. Desde o início do século XX, não há mais cantores castrados. O papel a eles correspondente atualmente é confiado a um contratenor,
cantor masculino adulto que canta, em falsete, numa tessitura correspondente à do soprano, como o alemão Jochen Kowalski, a que acabamos de assistir.

Jochen Kowalski (Farnace)

Oito meses depois

Foi por causa de Melisande que resolvi me voltar para a cultura, dedicando boa parte do lazer à literatura, música, filosofia e história. Pois a ignorância humilha e fragiliza - se Rui Barbosa tivesse dito isso, eu seria o primeiro a aplaudir. Só para mostrar minha evolução, aproveito este ensejo para mencionar quatro óperas de Mozart, cada uma melhor que a outra: "A Flauta Mágica", "Dom Giovani", "As Bodas de Fígaro" e "Così Fan Tutte".

Irene

Outra consequência, a mais importante, é que Melisande e eu vamos nos casar amanhã, tendo Irene como madrinha.

- Ela me garantiu que desta vez não faltará.

Nenhum comentário: