domingo, 9 de novembro de 2008

A IMAGEM DO UNIVERSO (3/n)

A Revolução dos Milésios

Mileto, hoje pertencente à Turquia, era uma das doze grandes cidades da Jônia, região da Grécia antiga na costa oriental do mar Egeu. Tradicionalmente se admite que o pensamento racional começou quando Tales (cerca de 624-545 a.C.), seu habitante mais ilustre, manifestou para os discípulos que o mundo era algo que a mente humana podia compreender sem apelar para soluções míticas e religiosas. Não por acaso, Tales é considerado o primeiro cientista.

Tales

Para ele, tudo que existe na natureza (physis) se desenvolveu a partir de um elemento primordial (arché), que devia ser identificado na água
, a qual, ao esfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao aquecer-se, muda-se em vapor e ar, que, se resfriados, retornam à superfície da terra sob a forma de chuva. Era a primeira teoria física, pois se baseava na observação e na razão, não apelava para os mitos, podia ser questionada e até substituída.

Toda feita de água

Além de observador da natureza, Tales foi inventor, político, geômetra e astrônomo. Atribui-se a ele a criação, em Mileto, de uma federação de cidades-estados da Ásia Menor, para resistir às invasões dos povos orientais.
Supõe-se que foi essa atuação política que determinou sua inclusão entre os sete sábios da Grécia.

Diogenes Laertius, biógrafo que teria vivido ao tempo do imperador romano Septimius Severus e Caracalla, cujo reino se estendeu de 193 a 211, relatou que, preocupado em olhar para as estrelas, certa vez Tales caiu dentro de um poço.
De Plutarco, filósofo e prosador grego que no século I escreveu um livro de biografias intitulado Vidas Paralelas, veio a informação de que Tales foi capaz de prever uma abundante safra de azeitonas, graças aos seus conhecimentos astronômicos e meteorológicos, provavelmente aprendidos com os babilônios. Homem de negócios experiente e astucioso, teria se valido dessa "informação privilegiada", adquirindo todas as prensas de azeite da região e revendendo-as com ágio quando chegou a época da colheita.
Entre as façanhas de Tales, contam-se ainda a elaboração de um almanaque, a introdução nas ilhas gregas da técnica fenícia de navegação orientada pela constelação da Ursa Menor e, segundo o historiador Heródoto, a previsão do eclipse do Sol ocorrida em 28 de maio de 585 a. C., o qual fez encerrar uma batalha entre lídios e medas, que já durava cinco anos.


Teorema de Tales

"Toda paralela a um dos lados de um triângulo forma com os outros dois um triângulo semelhante ao primeiro."

Sete Sábios da Grécia


A lista dos sete sábios da Grécia assumiu sua composição definitiva ao tempo de Platão:

Tales de Mileto,
Periandro de Corinto,
Pítaco de Mitilene,
Bias de Priene,
Cleóbulo de Lindos,
Sólon de Atenas e

Quílon de Esparta.

Todos viveram no sexto século antes de Cristo, num momento de reorganização das cidades, graves perturbações e resistências heróicas às invasões estrangeiras, destacando-se não somente por sua sabedoria, mas também pela liderança política e grande capacidade administrativa.

Apolo

Conta a lenda que os pescadores de Mileto certa vez encontraram um vaso sagrado nas águas do Mar Egeu. Não havendo acordo sobre o destino que deveriam dar à peça, decidiram consultar a respeito o deus Apolo, no Oráculo de Delfos. A resposta de Apolo, transmitida pelas pitonisas em transe, mandava entregar o vaso ao mais sábio dos homens. O escolhido foi Tales, que, não se considerando o mais sábio, enviou-o a Periandro, que, pelo mesmo motivo, passou a oferta adiante. E assim o vaso foi mudando de mãos, transitando pelos sete sábios. O último deles, Sólon, encerrou a questão, ofertando-o a Apolo, "o mais sábio dos deuses".

Anaximandro e Anaxímenes


Anaximandro (cerca de 610 - 547 a. C.) e Anaxímedes (cerca de 596 - 525 a. C.), discípulos de Tales, deram sustentação à idéia de que tudo tem um princípio comum, embora Anaximandro tenha considerado como elemento primordial não a água, mas o ápeiron (o infinito, o ilimitado), e Anaxímedes, divergindo de ambos, tenha sustentado que o princípio primordial seria o ar.
Era a formulação e substituição de hipóteses, tão comum nos desenvolvimentos científicos.

Anaximandro
Anaxímenes
Aritstóteles, conforme expõe em sua Metafísica, considerou Tales e seus discípulos milésios Anaximandro e Anaxímenes também como os primeiros filósofos, pelo motivo de que procuravam explicações sem apelar à religião ou a fatos sobrenaturais. As doutrinas milésias constituem a primeira e mais rudimentar formulação de monismo, que assim se chamam as filosofias que atribuem um fundamento único para a realidade multiforme.
Mais tarde,
contrariando os milésios, para os quais o princípio primordial era um elemento natural, Heráclito de Éfeso (cerca de 540-480 a. C.) identificou o arché com o “fogo” e Pitágoras (cerca de 570-500 a. C.), com o ‘número”.
O termo "arché"também foi usado por Platão e Aristóteles, com o significado genérico de “matéria”.

Nenhum comentário: