quarta-feira, 8 de junho de 2011

UMA MULHER ADMIRÁVEL

MELISANDE

Nos meus tempos de estudante, achava Melisande inalcançável. Foi por causa dela que comecei a ler poesia, minha primeira incursão, a única, no terreno da cultura. Uma espécie de preparação para o encontro impossível, na pressuposição de que uma moça daquela classe devia gostar de poesia e conhecer tudo dos melhores poetas. Drummond, Bandeira, João Cabral, Vinícius...
Decorei, para dizer-lhe então, estes versos de Vinícius, com "Melisande" no lugar de "Maria":

- Eu te amo, Melisande, eu te amo tanto que o meu peito me dói como em doença; e, quanto mais me seja a dor intensa, mais cresce na minha alma teu encanto.

Pois é, muitos anos depois eu a conheci, de fato, e nos casamos oito meses após aquele primeiro encontro no restaurante. Ou seja, o impossível aconteceu. Esse casamento foi a melhor coisa que me ocorreu, e por isso fiquei muito grato à Irene, que certamente planejou nosso encontro no restaurante. Pois não acredito que tenha sido um encontro casual...

Melisande e eu nos damos muito bem e nos completamos, cada qual contribuindo com sua meia-completude para a completude total do nosso casamento. Gostamos das mesmas coisas, cinema, artes e poesia, além de ópera, que vemos sempre, seja em casa, seja nas reuniões da senhora Stokes.

Nos meus devaneios de estudante, fizera várias suposições erradas a seu respeito, como a de que seu pai era um rico industrial, de que fosse estudante de biologia ou participasse de competições hípicas em Paris. Nada disso era verdadeiro, uma confusão de informações, por causa de outra Melisande, uma francesa, que também morava na Delfim Moreira.

- Muitas Melisandes existem, por causa do Debussy...

O pai da minha Melisande tem apenas a participação na produtora cinematográfica, com a Irene. E, mais, ela estudou filosofia e sociologia, não biologia, embora tenha real interesse por Darwin.


- Lembro-me de ter aprendido teoria da evolução para estar à altura dela!


Teatro Mariinsky, São Petersburgo

Outro fato curioso foi que não viu a ópera de Tchaikovsky, pois comprou o DVD do Eugene Onegin para dar de presente a uma amiga, ou seja, meus sessenta e três reais não ensejavam nenhuma possiblidade de emparelhamento. Outro tiro na água... Contei-lhe a história, que achou muito divertida: ficou decidido entre nós que veremos Eugene Onegin um dia, seja em Londres, Nova York, Milão ou San Petersburgo.

Tatiana

- A Tatiana, dessa ópera, é a personagem que mais me enternece.

Melisande foi a melhor aluna da universidade, cujos professores souberam premiar seu desempenho com troféus e diplomas variados. Já formada, tirou o primeiro lugar num concurso internacional de conhecimentos sobre a Itália, o que lhe valeu uma viagem de seis meses pelas principais cidades daquele país, às expensas do governo italiano.

Bergson

No quesito profissional, ela se equipara à Cecília em termos de sucesso, embora seja mais discreta e mais culta.
Desde sempre Melisande tem sido solicitada a dar palestras muito bem remuneradas sobre temas variados, que incluem filosofia, arte, história e comportamento social. Outro dia foi contratada para dar um curso sobre “a natureza do tempo”, comparando concepções de Santo Agostinho, Kant, Nietzsche e Bergson.

- Já leu Bergson?

- Não me faltará a oportunidade.

Foi tudo o que me ocorreu responder.

Nenhum comentário: