sábado, 9 de abril de 2011

A GENTE NUNCA SABE

A IDADE DOS FÍSICOS

Einstein e Gödel

Não obstante o entusiasmo pela minha nova carreira, incomodava-me o fato de ser bem mais velho que meus colegas. Quem sabe já tivesse passado do ponto? Decidi certa vez pesquisar sobre a idade produtiva de Newton, Einstein, Maxwell, Bohr, Heisenberg e Gödel, alguns dos fundadores da ciência moderna.

- O resultado foi constatar a precocidade dos iluminados da ciência.


Heisenberg

Os principais trabalhos de Isaac Newton foram concluídos antes dos 25 anos, uma boa parte no tempo em que ficou isolado em Woolsthorpe, uma vila rural, ao abrigo da peste que assolou a Inglaterra em 1665 e obrigou ao fechamento da Universidade de Cambridge. Não sem razão, 1665 é chamado de o "anus miraculous" de Newton.

- A peste grassando, avassaladora, e Newton, numa boa, navegando no seu "anus miraculous" e formulando a Lei da Gravitação Universal : tudo se passa como se matéria atraísse matéria, na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias.

Segunda lei de Newton

Albert Einstein apresentou em 1905, o "anus miraculous" que lhe coube, as teorias sobre a natureza dual da luz, sobre o efeito fotoelétrico, sobre o movimento browniano e sobre a relatividade especial. Tinha então 26 anos. Mesmo tendo de exercer um trabalho burocrático, o de examinar uma e outra proposta na seção de patentes da Suíça, Einstein reformulou as noções de espaço e tempo e pautou uma nova era para a ciência. James Clerk Maxwell, cujas equações uniram a eletricidade ao magnetismo e à ótica, foi considerado gênio aos 24 anos; Werner Heisenberg estabeleceu o princípio da incerteza com 26 anos; Niels Bohr ganhou a medalha de ouro da Academia de Ciências da Dinamarca aos 22 anos, por seus trabalhos sobre tensão superficial da água, muito antes de enunciar o princípio da complementaridade; Kurt Gödel abalou os alicerces da matemática quando tinha apenas 25 anos, provando que há verdades matemáticas que não podem ser demonstradas e, de outro lado, que na matemática não é possível garantir a consistência de um conjunto de postulados escolhidos arbitrariamente.

- Todos jovens, mal saídos da adolescência.

- Einstein tinha apenas 26 anos, sabia?

Constatei, porém, uma primeira e gloriosa exceção, ao examinar o caso de Erwin Schrödinger, descobridor de que o comportamento do elétron pode ser explicado por uma equação de onda, que o situa em diferentes posições no espaço. Ao mesmo tempo! O elétron, ou qualquer outra partícula quântica, é percebido não como um “ponto material” dotado de uma posição definida em cada instante, mas como uma entidade matemática chamada “função de onda”. Muito complicado e, não obstante, essa equação é uma das grandes vitórias da inteligência humana. Pois bem, Schrödinger formulou essa teoria em 1926, quando tinha 39 anos, e esse fato podia ser um argumento a meu favor, que só seria físico aos 33 anos.

Schrödinger

Descobri posteriormente outra exceção: Max Planck tinha 41 anos quando descobriu a Constante de Planck e propôs a Teoria da Radiação.

- Duas exceções para mim já configuram uma sub-regra, e isso me deu um pouco de alento, conforto e esperança.


Um amigo me perguntou se eu tinha pretensão de ser um Bohr, um Einstein ou, considerando a minha idade, um Schrödinger ou um Planck, pois estranhou essa pesquisa sobre as idades dos gênios.

- Acho que você está querendo ganhar um Prêmio Nobel!


Informei-lhe que meu desejo era ser um bom professor de física. Quanto ao Prêmio Nobel, respondi à ironia dando-lhe a mesma resposta de Edith Pastoril, a nonagenária da Antero de Quental, quando lhe perguntam se acha possível receber uma proposta de casamento:

- Por que não? A gente nunca sabe...

- A gente nunca sabe...

2 comentários:

cirandeira disse...

É verdade, a gente nunca sabe. Mas sabemos também que as regras contêm
exceções. E se formos considerar a
lei das probabilidades...!?

Um grande abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.