quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O ATESTADO DE ÓBITO DO UNIVERSO

UM SEGUNDO PRINCÍPIO CHEIO DE CONSEQUÊNCIAS

Explicar o Segundo Princípio da Termodinâmica é um um exercício arriscado. Não há de ser para mim, pensei, quando me aprumei para retomar a aula. Era manter a pegada e a determinação, sem nenhum receio ou constrangimento.

- Também por métodos holísticos, o francês Sadi Carnot descobriu que não é possível a passagem espontânea de calor de um corpo frio para um corpo quente, tanto quanto não é possível a transformação completa de calor em trabalho. Descobriu, quem diria, o Segundo Princípio da Termodinâmica. O ciclo de Carnot é teórico, reversível, sem atrito.

- Sadi Carnot era militar, mas também se dedicava à literatura, à música, à dança, à equitação, à matemática e à física. Como físico, seu objetivo era construir a máquina a vapor de máxima eficiência. O pai, Lazare Carnot, economista, militar, filósofo e matemático, chamado durante a Revolução Francesa de “Grande Carnot”, foi autor de importantes trabalhos de geometria, estática e dinâmica.

Sadi Carnot

Fui me animando, disposto a insistir no lado humano dos cientistas, pois cada vez mais a novidade parecia contar com a aprovação da banca.

- Pois é, senhores, Sadi passou a ser hostilizado depois que seu pai foi exilado pela Restauração. E morreu aos trinta e seis anos, vítima de escarlatina e cólera. O homem que formulou o Segundo Princípio morreu com apenas trinta e seis anos!

Foi nesse ponto que De Sitter, o presidente da banca, me interrompeu, o que eu já esperava, e me pediu que explicasse o conceito de entropia.
Era hora de mostrar por que me considerava apto a cursar o doutorado.


- É fundamental ter em mente que os corpos quentes cedem calor espontaneamente para os corpos frios; o calor cedido, antes armazenado num corpo quente, passa desse modo a ser armazenado num corpo mais frio. O valor quantitativo da entropia é calculado dividindo a quantidade de calor pela temperatura e será maior se essa quantidade de calor passar a uma temperatura mais baixa. O corpo que cede calor perde entropia e o corpo que o recebe ganha entropia maior que aquela perdida pelo corpo quente, pois está a uma temperatura menor. A consequência é que a entropia do conjunto sempre aumenta, porque pelo Segundo Princípio o calor é sempre transferido para o corpo mais frio.

Em dado momento, se reconhecermos que a entropia de um sistema isolado não é máxima, podemos afirmar que a entropia era inferior antes desse momento e que será superior em cada momento posterior. De fato, para além da memória humana, só a entropia permite distinguir entre passado e futuro. Seu crescimento é incessante e correlaciona-se com o crescimento do tempo, sendo certo que, ao fim de bilhões de anos, o Universo assumirá um assustador estado de homogeneidade térmica. Todo o Universo na mesma temperatura configura o fim da história, não havendo possibilidade, nem motivo, para nenhuma ordem ou informação ulteriores.

- Por isso é que se diz que a entropia é a morte térmica do Universo.


- Abaixo a entropia!

- Por favor, interrompeu-me novamente o presidente da banca. Estenda essa questão de informação inexistente num ambiente de entropia máxima.

- O crescimento da entropia cessa quando tudo estiver na mesma temperatura, levando à homogeneidade, e a homogeneidade faz desaparecer a informação. De fato, a característica da informação é a ausência de homogeneidade. Tomemos, por exemplo, a palavra VIRTUDE, de sete letras diferentes. Sabemos perfeitamente a informação que esta palavra transmite. Se, num exercício, formos sucessivamente substituindo todas as letras pela letra V, teremos, em sequência, VVRTUDE, VVVTUDE, VVVVUDE, VVVVVDE, VVVVVVE e VVVVVVV. Nesse processo, caminhamos da ausência de homogeneidade (VIRTUDE, informação total) para a máxima homogeneidade (VVVVVVV, completa ausência de informação). O estado não homogêneo é um estado ordenado, com informação, e o estado homogêneo, um estado desordenado, sem nenhuma informação. Os corpos que compõem o Universo estão em temperaturas diferentes, permitindo a informação e a vida, mas o tempo da termodinâmica conduz finalmente a um estado universal de homogeneidade, propondo uma imagem de destruição e degenerescência, que exclui qualquer possibilidade de história posterior. O Segundo Princípio da Termodinâmica é o atestado do futuro óbito do Universo, nada havendo mais triste, nem mais definitivo.


- Terminou seu tempo, arrematou De Sitter, encerrando a minha aula. O seu tempo, bem entendido, não o da termodinâmica.

Voltei ao meu estado normal, de ex-Al Pacino, certo de que me saíra bem. So far, so good, pensei repetidamente.
Só me restava esperar pelo veredicto da banca.

Nenhum comentário: