domingo, 25 de janeiro de 2009

A IMAGEM DO UNIVERSO (11/n)

ARISTÓTELES

Muitos consideram Aristóteles (384-324 a. C.) o primeiro gênio universal, sendo certo que seus trabalhos pautaram o rumo da ciência, desde seu tempo até meados da era moderna. Para além da Lógica (por ele criada), Ética, Moral, Retórica, Metafísica, Política e Linguística, Aristóteles deixou muitos trabalhos em ciência (incluindo Física, Meteorologia e Biologia), retomando o estudo da natureza e o curso do desenvolvimento científico que se iniciara com os pré-socráticos.
Tinha interesse por tudo, a julgar pela sua extraordinária coleção de livros, ele que foi apontado como a segunda pessoa na História a ter uma biblioteca (após Eurípedes).

Em 335 a. C., Aristóteles fundou o Liceu, um centro de estudos onde ministrou aulas para alunos (lições
esotéricas) e conferências para o público em geral (lições exotéricas), num período de dez anos.

Eurípedes

Aristóteles rejeitou a descrição da matéria por meio de átomos, feita por Leucipo e Demócrito, e assumiu os quatro elementos primordiais de Empédocles: terra, água, ar e fogo. Cada um destes elementos procura o seu lugar natural no Universo, o que explica todo movimento no mundo:

- corpos feitos de terra caem na Terra;

- as bolhas ascendem da Terra;

- a chuva cai do céu, deslocando-se, através dos córregos, para os rios e finalmente para o mar;

- o fogo se ergue para o ar.

O Universo de Aristóteles

Seu trabalho cosmológico, "Sobre os Céus", de 350 a. C., foi aceito por mais de 18 séculos, até o advento dos trabalhos de Copérnico, no século XVI. A Terra, esférica e "imperfeita", estava situada no centro do Universo, imóvel, circundada por 11 esferas concêntricas, feitas de um "quinto elemento" inalterável, uma substância perfeitamente transparente conhecida como "quintessência" ou "éter" .
As três primeiras esferas contêm água, ar e fogo. As outras oito esferas "seguram" os corpos celestes conhecidos na época: a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e as estrelas. As estrelas são fixas, não se movem. Cada uma dessas esferas concêntricas é movimentada por um deus. Esse Universo sempre existiu e existirá, permanecendo inalterado, por toda a eternidade. Depois da esfera das estrelas, vinha a parte imaterial do Universo, configurando o domínio espiritual.
A física concerne apenas ao mundo sub-lunar, espaço do movimento e da corrupção.

Provas da redondeza da Terra

Aristóteles propôs quatro provas observacionais de que a Terra era uma esfera:

- os navios desaparecem lentamente no horizonte.

- durante os eclipses lunares a sombra lançada sobre a Lua pela Terra parece circular.


- à medida que uma pessoa viaja para o norte, as estrelas polares se colocam cada vez mais alto no céu e outras estrelas vão se tornando visíveis ao longo do horizonte. Isto só pode acontecer se a Terra for esférica.

- elefantes são encontrados tanto na Índia, que se situa a leste, como no Marrocos, a oeste. Logo, as duas regiões estão a uma distância razoável, ou seja, na superfície de uma esfera de tamanho moderado.




Terra imóvel

- Por que você acha que a Terra é imóvel?, perguntaram a Aristóteles.

- Porque, se a Terra se movesse, um corpo atirado verticalmente para cima não cairia no mesmo ponto de onde partiu, mas num outro ponto que ocuparia o seu lugar, em virtude do movimento da Terra.


Esse argumento foi usado até os estudos de Galileu, no século XVII, quando foi reconhecido o Princípio da Inércia, pelo qual o corpo atirado, durante sua ascensão e queda mantém adicionalmente o movimento da Terra e cai exatamente no mesmo lugar. Ou seja, pelo princípio da inércia, mesmo com o movimento da Terra, a pedra atirada verticalmente para cima cai no quintal de quem a atirou, não no quintal do vizinho.

5 comentários:

cirandeira disse...

olá Remo, muito interessante esse texto s/Aristóteles. Ele realmente
era genial, mas não consigo entender sua percepção em relação
à mulher: "A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens.A mulher é, portanto, um
homem inferior". Como é possível tanta genialidade chegar à uma conclusão tão simplista, para dizer o mínimo sobre seu raciocínio!? Tens algum conhecimento a respeito dessa afirmação dele? Qual a tua opinião?

Remo Mannarino disse...

Querida Cirandeira,

Tenho para mim que Aristóleteles, com essa afirmação descabida, apenas refletiu o espírito de sua época, em que a mulher, considerada "incompleta" racionalmente, era condenada à reclusão e ao silêncio.O homem a se autoproclamar superior, com rebaixar a mulher, uma prática "conveniente" e sem nenhum fundamento.
Seja como for, você tem razão: não dá para entender, tratando-se de Aristóteles.

Um grande abraço.

Anônimo disse...

É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Albert Einstein.
Galileu, Aristóteles e outros objetivaram doutrinas por mais lógicas e racionais que pareçam,muitas não passaram de simples hipóteses.
De crédulo que era, o homem, instruindo-se tornou-se céptico, e cada teoria nova, era acolhida com desconfiança.
O progresso da Ciência em suas escalas inumeráveis em seu progresso incessante, descobre a cada passo, domínios ignorados.Com a descoberta da óptica descobrimos a existência dos longuinquos impérios do Éter, onde sóis sucedem a sóis, onde a matéria cósmica, em suas eternas gestações, faz surgir astros por milhares.
A ciência progride, engrandece-se, e o pensamento por ela alentado sobe a novos horizontes.
Tinhamos os três estados:sólido, líquido e gasoso até que Crookes, o sábio físico inglês descobriu um quarto estado chamado Radiante.
Os átomos, restituídos à liberdade pela rarefação, entrem-se nesse vácuo relativo, a movimentos vibratórios de uma rapidez,e de uma violência incalculável.
A Ciência do futuro, explorando essas profundezas, encontrará a solução dos problemas maravilhosos da unidade de substância e das forças diretoras do Universo.
Pode afirmar-se que, na natureza, tudo converge para a unidade.
Esse mundo dos fluidos, que se entrevê além do estado radiante, reserva bastantes surpresas e descobertas à Ciencia.
Da mesma forma que os quatro elementos dos antigos, os fluidos elétricos, magnético, calorífico e luminoso, que se admitiam,já hoje, em sua substância, não oferecem base de discriminação, pois está reconhecido, pelos progressos da Ciência, que todos eles se reduzem a um só elemento:O ÉTER.
Entretanto o éter dos físicos e o átomo dos químicos, também a seu turno são decomponíveis para darem lugar a concepções mais elevadas, que tendem a explicar tudo somente pelos fenômenos do movimento:
_A matéria e a força mais não são que dois aspectos da mesma substância.
A matéria é a força condensada;a força,é a matéria dissociada.
A dúvida é o princípio da Sabedoria!Aristoteles.
Duas coisas são infinitas:o Universo e a estupidez humana.Mas no que respeita ao universo ainda não adquiri a certeza absoluta.
Albert Einstein.

Wisdom disse...

Queria saber Sobre o movimento de projéteis concordava com a teoria de Aristóteles?

Remo Mannarino disse...

Caro Wisdom:

Não concordava, certamente.
Para Aristóteles, os objetos são susceptíveis a dois tipos de movimento: o natural e o violento. O movimento natural seria a tendência dos corpos de se dirigirem para o centro da Terra (gravidade); o movimento violento seria motivado por uma causa, um motor(força). Para explicar o movimento de uma pedra lançada por um meio qualquer, admite que ela deixa atrás de si um vácuo onde se engolfa o ar, que faz perseverar o movimento, até que a resistência do meio o interrompe.Quando isso acontece prevalece o movimento natural, e a pedra cai.
Aristóteles supunha que a causa (força) era proporcional à velocidade do móvel,não à sua aceleração, cuja natureza não era muito bem entendida por ele.