sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

AS DUAS FACES DE JANO

O BEM E O MAL


O deus Jano, com duas faces voltadas para lados opostos, é às vezes invocado para simbolizar que a ciência pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal. Uma das faces de Jano terá visto o alemão Fritz Haber (1868-1934) como um paladino da humanidade, por ter criado em 1909 um processo de produção de amônia para fertilizantes, sem o qual hoje não haveria alimentos suficientes para as necessidades do mundo. Não fosse pelos fertilizantes nitrogenados, a população mundial não teria alcançado senão 50 % dos seus níveis atuais. Por esta razão Haber ganhou merecidamente o Prêmio Nobel de Química, em 1918.

Fritz Haber

A outra face de Jano pôde contemplar, do lado oposto, que o mesmo Fritz Haber inventou a guerra química, usando gás cloro contra os inimigos, o que foi feito pela primeira vez na Batalha de Ypres, na Bélgica, em 22 de abril de 1915, ele próprio a conduzir as operações. Era o início de uma crônica de extermínio que, só na Primeira Guerra Mundial, registra a morte de mais de cem mil soldados. Sua mulher, Clara Haber, que também era cientista, suicidou-se com um tiro no peito, em protesto contra a atuação do marido no front da guerra química.
Isso mesmo, as duas faces de Jano. Os fertilizantes, que ajudam a vida, e a guerra química, que serve à morte, nasceram pelas mãos do mesmo cientista. De um lado, o Prêmio Nobel e do outro, o remorso de ter provocado o suicídio da mulher querida.

Clara Haber

Em 1927, em carta a um amigo, Fritz Haber fez a seguinte confissão:

- Estou lutando, cada vez mais depauperado, contra meus quatro inimigos: a insônia, as reivindicações financeiras da minha segunda esposa, Charlotte Nathan, minha preocupação com o futuro e a sensação de haver cometido graves erros em minha vida.


Um comentário:

Anônimo disse...

Todos tem o direito de experienciar os dois lados da moeda, o bem e o mal.
É a escolha de cada um.
Chanakya Pandita 275 a.c. na India já dizia:
_Nem cem milhões de moedas de ouro se pode recuperar um só instante da vida.
O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preoculpar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.
Se um dia tiver que escolher entre as facilidades do mundo e o Amor...Lembre-se:
Se escolher o mundo ficará sem Amor, mas se escolher o Amor com ele você conquistará o Mundo!
Albert Einstein.