quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PODE ME CHAMAR DE AL PACINO

Preparando a aula

Conhecesse alguma moça da San Martin, uma que fosse, haveria de ser a mais bonita. Supor, então, que ela me perguntou se curto o Al Pacino e o que é Termodinâmica.

-Al Pacino? Muito, muito.

- E Termodinâmica?

- Deixa comigo.

A moça da San Martin

Na última hora, já no táxi, decidi ainda que iria mencionar como morreram
Mayer e Carnot. Se não se mostra o lado humano e doloroso dos físicos, os alunos podem pensar que a ciência se faz num céu de brigadeiro, sem pessoas, sem alma, sem angústia e sem sofrimento. A surgir do nada, como a noite, a chuva, as manhãs de outono, o vento leste, ou pelas artimanhas de alguma máquina, bastando ligá-la na tomada ou alimentá-la de petróleo no posto de gasolina.

Perante a banca

Sabia apenas que o presidente da banca era o Ignácio de Sitter e que havia uma pequena e inesperada plateia. Eram estudantes do curso básico, talvez uns vinte, recolhendo experiências, quem sabe, para quando tocasse a sua vez.
Cheguei ao recinto muito concentrado, mas em todos os rostos só via a moça da San Martin, para a qual
, comprimindo na mão o copo de uísque, eu prometera uma aula de Termodinâmica.

- Eu sou o Al Pacino,
pensei, estou diante da moça da minha vida e vou dar a aula da minha vida.


Cumpri meu roteiro, tantas vezes ensaiado, e com tanta veemência que mais parecia um orador experiente do que um Al Pacino de segunda mão. Lembro-me de ter dito que numa formulação holística, e portanto não-cartesiana, Robert Mayer percebeu que a energia nunca é criada nem destruída, mas transformada de uma para outra forma.

Julius Robert Mayer

- Mayer percebeu, ora, direis, o Primeiro Princípio da Termodinâmica.


Julius Robert Mayer nasceu no distrito de Heilbronn, no estado de Wurttemberg, na Alemanha.
Foi o autor dos estudos que permitiram estabelecer uma equivalência entre trabalho mecânico e calor e quase se matou quando soube que o crédito pelas suas descobertas foi conferido ao físico britânico e fabricante de cerveja James Prescott Joule.
Um boicote devido ao preconceito contra a Naturphilosophie, pois se dizia então, mais do que agora, que os alemães só pensavam na unidade fundamental da natureza, “esse romantismo metafísico de Goethe”.


- Embora médico, Mayer morreu de tuberculose, aos 64 anos.

Também por métodos holísticos, o francês Sadi Carnot descobriu que não é possível a passagem espontânea de calor de um corpo frio para um corpo quente, tanto quanto não é possível a transformação completa de calor em trabalho. Descobriu, como se pode notar, o Segundo Princípio da Termodinâmica.

- O ciclo de Carnot é teórico, reversível, sem atrito.


Nicolas Léonard Sadi Carnot

Sadi Carnot era militar, mas também se dedicava à literatura, à música, à dança, à equitação e à matemática. Como físico, seu objetivo era construir a máquina a vapor de máxima eficiência.
O pai, Lazare Carnot, economista, militar, filósofo e matemático, chamado durante a Revolução Francesa de “Grande Carnot”, foi autor de importantes trabalhos de geometria, estática e dinâmica.

-
Sadi passou a ser hostilizado depois que seu pai foi exilado pela Restauração. Morreu aos 36 anos, vítima de escarlatina e cólera.

Ciclo de Carnot

Atestado de óbito

O que mais impressionou a banca foi, entretanto, meu discurso sobre entropia
. Se em dado momento reconhecermos que a entropia de um sistema isolado não é máxima, podemos afirmar que a entropia era inferior antes desse momento e que será superior no momento posterior. De fato, para além da memória humana, só a entropia permite distinguir entre passado e futuro. O crescimento incessante da entropia se correlaciona com o crescimento incessante do tempo, sendo certo que o Universo assumirá no futuro remoto um assustador estado de homogeneidade térmica, sem nenhuma possibilidade de ordem ou de informação ulteriores.

- Encerro esta aula com a dolorosa assertiva de que o Segundo Princípio da Termodinâmica é o atestado de óbito do Universo, nada havendo mais irreversível, nem mais definitivo.

Aula aprovada


Ignácio de Sitter, Rafael Lemaitre e Maria Hoyle, os professores da banca, reuniram-se na sala do reitor durante 30 minutos, para o veredicto.
Jamais saberão que falei, não para eles, mas para a moça da San Martin, tão bela, tão exuberante!
Os três professores estavam de bom humor e pareceram divertir-se com os temas que suscitei. De Sitter foi logo classificando minha aula como de "Física enriquecida com alguns obituários e muito terrorismo."

- A propósito, alguém pode explicar por que a homogeneidade térmica do Universo é tão assustadora?

- Porque tudo se transformará numa formidável sopa de fótons e neutrinos, tristes, desorientados e sem nenhuma motivação, retrucou Maria Hoyle, salvando-me de oferecer uma resposta.

- Mas ninguém da plateia precisa correr para pegar o avião e fugir deste Universo morituro, porque isso ainda vai demorar alguns bilhões de anos, acrescentou Lemaitre.

- Ora vejam, o Segundo Princípio classificado como um atestado de óbito!


- Que nenhum burocrata exigirá, arrematou De Sitter.

Segundo Princípio

A decisão da banca foi aprovar este humilde Al Pacino. Cinco salários mínimos mensais!
Quem tem uma derivada que a integre, e viva eu cá na Terra sempre alegre!

2 comentários:

cirandeira disse...

Que aula, hein? Cada vez que "venho aqui", assisto a uma aula. Não sei exatamente qual é a melhor,aliás, não é o caso.Essas aulas só me acrescentam mais conhecimentos:sou tão ignorante...Não tenho um portador para pegar teu livro aí no Rio, infelizmente.Vou procurar nas livrarias daqui, quem sabe!? Grande abraço

Remo Mannarino disse...

Cirandeira:

Mande-me novamente a Caixa Postal daquele seu tio. Enviarei os livros por Sedex.
Obrigado pela visita e pelos comentários generosos.