quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SOPHIE GERMAIN

"Ele" era Ela

A francesa Sophie Germain (1776 - 1831) tinha extraordinária aptidão para Matemática, mas teve de se passar por homem, com o nome de Antoine-August Le Blanc, para estudar na Escola Politécnica de Paris, que no alvorecer do século XIX ainda era uma academia de ciências reservada para homens.
Numa época em que as mulheres eram proibidas de estudar temas científicos, Sophie lia escondidamente sobre a Física, de Newton, e a Matemática, de Euler, à noite, depois que seus pais se recolhiam para dormir.


Sophie Germain
("Antoine-Auguste Le Blanc")


Seu talento era, entretanto, tão grande que os maiores matemáticos europeus, como o francês Joseph-Louis Lagrange e o alemão Carl Friedrich Gauss, correspondiam-se com esse ""Le Blanc", sem saber que “ele” era ela.
A verdadeira identidade de Monsieur Le Blanc foi descoberta quando Napoleão invadiu a Prússia, em 1806. Pois Sophie Germain enviou uma carta ao general francês que comandou a invasão, pedindo-lhe que Gauss não fosse molestado.

- Por que me poupam?, perguntou o matemático alemão.


- A pedido de uma moça francesa, respondeu o general.


Na sequência desses eventos, descobriu-se a verdadeira identidade de Antoine-August Le Blanc.

Carl Friedrich Gauss
A obra

A correspondência de Sophie com o matemático Adrien-Marie Legendre trouxe uma contribuição
importante para a Teoria dos Números. Ela também se destacou nos estudos da Matemática Pura, da Matemática Aplicada e sobretudo no campo da elasticidade dos materiais, tendo sido a única pessoa a submeter um trabalho no concurso organizado pelo Instituto Francês de Ciências, em 1808, para responder ao seguinte desafio:

“Formular uma teoria matemática para as superfícies elásticas, demonstrando sua compatibilidade com os dados experimentais.”

Uma medalha de ouro, de um quiilograma, era o prêmio do vencedor, mas Sophie recusou-se a comparecer à cerimônia de premiação.

Injustiça

Antes de morrer, Sophie escreveu um ensaio sobre a filosofia da ciência, que foi elogiado pelo filósofo Augusto Comte.
Gauss queria que a francesa recebesse um grau de doutora honoris causa da Universidade de Göttingen, na Alemanha, mas a morte de Sophie Germain, em 1831, impediu que a honra lhe fosse conferida.

Na estrutura da Torre Eiffel foram gravados os nomes de 72 sábios que de algum modo contribuíram para sua construção. Sophie Germain foi ignorada, não obstante seus estudos sobre resistência dos materiais, sem os quais a obra monumental não poderia ter sido erigida.

Pobreza de espírito

Mulher solteira, sem profissão

O atestado de óbito de Sophie Germain registrou que se tratava de “mulher solteira, sem profissão”, em vez de “matemática” ou “cientista”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como se fosse pouco toda sua erudição Remo Mannario nos brinda com seu profundo pensamento de crítico incansável do reducionismo.
Mescla neste Blog sua fantástica Imagem do Universo com a ironia de seus contos, a irreverência de seus personagens,a beleza da poesia intercalada, a humildade dos poetas e nos convida a reflexão, a auto crítica e a urgente revisão do paradigma.
Em seu imperdivel livro O HOMEM HORIZONTAL expõe com brilho e ironia como foi gerado o homem fútil e o caos social e ainda da ao
leitor todas ferramentas
necessárias para que ele avance no paradigma e alcance o pensamento quântico.
Pela sutileza merece ser lido com redobrada atenção.
Deixo aqui minha admiração e todo meu respeito.
- Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina VR

cirandeira disse...

Peço licença a "Anônimo" para assinar embaixo do seu texto. Bem que "desconfiava" da existência de de livros publicados. Será que encontrarei nas livrarias daqui? Se não encontrar, pedirei que me dês alguma dica para encontrá-lo. Fico cada vez mais, como direi,surpresa,(e ao mesmo tempo lisonjeada como mulher!)a cada postagem tua. Quanta erudição e transparência em tuas colocações.Realmente não é algo comum entre os homens, lamentavelmente, mas...um dia chegaremos lá. Hoje houve um verdadeiro "arrastão" das fotos de meu blog. Confesso que fiquei assustada. Por quê? Para quê? A quem interessa esse tipo de atitude?Vandalismo puro e simples? Talvez.A internet tem de tudo:é um espelho de nossa sociedade globalizada, escrachada, sem caráter, destrutiva e destruidora, redundantemente!Um blog simples, sem maiores pretensões. Nem sei manusear direito esta máquina infernal!? Freud é que estava certo quando disse que não tinha ilusões quanto ao Homem!Já Brecht dizia que "o Homem é bom por natureza, a sociedade é que o corrmpe".Mas eu, cá com meus botõesinhos, tenho sérias dúvidas quanto a essa assertiva. Tô mais pra Freud...
Um abraço grande

affonso sant'anna disse...

Manolo Graña, escritor argentino, escreveu carta ao presidente Sarkozy sugerindo correção do erro, que botem o nome de Sophie na Torre. A Ministra da cultura francesa, lhe respondeu, passando a questão para a prefeitura de Paris. A luta continua. Publico no domingo 12 em alguns jornais brasileiros noticias desse "affaire".
Affonso Romano de Sant'Anna