sábado, 30 de janeiro de 2010

A MOÇA DA ANTERO DE QUENTAL

O EMPARELHAMENTO IMPROVÁVEL

Tenho obsessão pela Simona, a moça mais bonita da Antero de Quental, cuja, entretanto, nem suspeita da minha existência. Ela frequenta a praia na altura da Venâncio Flores, onde, de longe, contemplo suas linhas exuberantes, que a mim me parecem ser um dos motivos da grande afluência masculina naquele ponto da areia. Aos poucos vou reunindo informações sobre ela, colhidas discretamente, em diligências laboriosas e eficientes.Tenho a ambição de que o acaso nos aproxime um dia.

- Quem sabe a encontro na sala de espera de algum consultório dentário?


Darwin

Ela estuda Biologia e tem grande interesse pelo darwinismo. Tive a ideia de fazer o que chamo de emparelhamento, estudando seus assuntos preferidos. Preciso ter o que conversar quando o acaso nos reunir na mesma antessala. Foi por isso que comprei "O Gene Egoísta", do Richard Dawkins, e já sei sobre replicadores e sobre a importância de sua longevidade, fecundidade e fidelidade de cópia.

Imagino Simone a conversar comigo, comentando que, há quatro bilhões de anos, surgiram no mar moléculas que tinham a capacidade de se autorreproduzirem. Elas se organizaram em máquinas de sobrevivência, que somos nós, animais e vegetais. Uma sobrevivência sustentada num regime de feroz competição, pois até o altruísmo é um ato egoísta dos genes. Nesse ponto da conversa, posso emparelhar, discorrendo sobre a importância da longevidade, fecundidade e fidelidade de cópia, nos rumos da seleção natural. Simona, claro, vai me perguntar:

- Bem observado, você também estuda Biologia?

- Uma questão de cultura geral, pois sou estudante de Economia.

Eugene Onegin

Certa vez Simona esteve na Sale's e importou o DVD da ópera "Eugene Onegin", de Tchaikovsky. Confesso que não sabia da existência de nenhuma ópera de
Tchaikovsky, muito menos com esse nome. Nascia assim mais uma oportunidade de emparelhamento, e foi por isso que encomendei o mesmo DVD, despendendo na empreitada 63 reais.

Uma ópera lírica, baseada numa novela de Alexander Pushkin. Eugene Onegin é um galã entediado e irresponsável, que conquista o coração da bela camponesa Tatiana, cuja irmã, Olga, é noiva do poeta Vladimir Lensky, grande amigo de Onegin. Num exercício de afetação e galantaria, Onegin esnoba Tatiana e decide conquistar Olga durante um baile em que se comemora o aniversário de Tatiana. Lensky, enciumado e revoltado com o cinismo do amigo, desafia-o para um duelo, e neste é mortalmente ferido por Onegin. O qual viaja depois para outras terras, atormentado por ter provocado a morte do amigo, e se dá conta de que está irreversivelmente apaixonado por Tatiana.


Neste ponto, eu faria o emparelhamento competente, acrescentando:

- Sei o resto da história. Anos mais tarde, Onegin vai a uma festa de nobres em San Petersburg e nela reencontra Tatiana, agora casada com o príncipe Gremin. Confessa-lhe seu amor, mas é recusado por Tatiana, que ainda o ama, mas declara-lhe que em nenhuma hipótese será infiel ao seu marido.

- Você conhece a obra, hein?

- Curto muito o
Tchaikovsky. Essa ópera é baseada num conto de Pushkin, que o construiu com base na história de seu vizinho Pyotr Chaadae.

Quem sabe?

Outro dia, porém, soube que Simona tem o hábito de viajar todo ano para Londres, onde participa de torneios de hipismo, competindo com nobres de toda a Europa, o que só é possível porque seu pai é um industrial muito rico.
Isso eu não sabia. Foi então que a ficha caiu, pois essa informação me mostrou que há um abismo entre nós, cerceativo e quase intransponível.


-
Entendo... Uma questão de emparelhamento econômico e financeiro.

-
Fora do alcance dos meus sofridos 63 reais. Pelo sim, pelo não, passei a jogar na sena acumulada.

Nenhum comentário: