sábado, 21 de novembro de 2009

Lieserl

A filha de Albert Einstein

Mileva e Einstein

Albert Einstein, alemão da cidade de Ulm, casou-se com a física Mileva Maric, uma sérvia de Bacska, que conheceu na Escola Politécnica de Zurich. Ele a chamava carinhosamente de Marity. Houve nesse casamento um mistério nunca esclarecido: a filha Lieserl, da qual só se sabe o nome, desapareceu de cena alguns dias depois de ter nascido, na Sérvia, em 1902.
Esse fato só se tornou conhecido 85 anos depois, em 1987, quando as cartas de Einstein foram tornadas públicas por decisão judicial. Cartas que foram trocadas enquanto Einstein procurava emprego na Suíça e Maric esperava a criança na casa dos pais, em Novi Sad, uma cidade da Sérvia às margens do Danúbio. Numa das cartas, de 19 de setembro de 1903, Einstein escreveu:

"Lamento muito pelo que sucedeu a Lieserl. É muito fácil sofrer sequelas permanentes de escarlatina. Se ao menos isso acabasse! Como a criança foi registrada? Devemos tomar precauções para que isso não tenha problemas mais tarde."

Lieserl jamais voltou a ser mencionada em nenhuma das cartas, e fracassaram todas as tentativas de obter pistas sobre sua vida. Não se conhece, de fato, nenhuma palavra de Einstein ou de Mileva sobre o destino de Lieserl, sendo geralmente admitido que Einstein não chegou a ver a filha. Uns poucos acreditam que a menina teria morrido, ainda bebê, mas muita gente suspeita de que tenha sido dada em adoção, em face de problemas financeiros enfrentados pelo casal.
Pois naquele ano de 1902 Einstein, ainda desempregado e aguardando uma colocação no Escritório de Patentes de Berna, colocou o seguinte anúncio em um jornal suíço:

"Aulas particulares de
MATEMÁTICA E FÍSICA
para universitários e secundaristas
dadas especialmente por
ALBERT EINSTEIN, professor
diplomado pela politécnica federal.
GERECHTIGKEITSGASSE, 32, primeiro andar
Aulas experimentais grátis"

Para complicar a história, Einstein e Mileva continuaram juntos por 15 anos e tiveram mais dois filhos, Hans Albert, em 1904, e Eduard, em 1910.

Maric, com os dois filhos de Einstein: Eduard e Hans

Einstein e seu filho Hans

Ovos laterais

Einstein se divorciou de Mileva em 1918 e, na década de 1930, morava
com sua segunda mulher, Elsa Löwentall, em Princeton, nos Estados Unidos. Um amigo residente nessa mesma cidade, Hermann Weyl, recebeu de um professor do Christ Church College, de Oxford, Inglaterra, um telegrama sobre uma mulher que tentava provar ser filha de Einstein:

"Senhorita Herrschdoeffer acha que é filha Einstein. Busca apoio nos altos círculos porque não pode contar com a madrasta, Elsa Löwentall. Não duvide e comunique Einstein pessoalmente. Telegrafe em seguida. Frederick Lindemann."

Ninguém naquela ocasião associou o episódio a Lieserl, cuja existência era então desconhecida de todos. Sabe-se que a secretária de Einstein, Helen Dukas, contratou para investigar o caso
um detetive particular, cujas averiguações teriam indicado que se tratava de um delírio ou de uma impostura de Grete Markstein, que era, na verdade, uma atriz alemã. Einstein escreveu a respeito para um amigo, com uma ressentida pilhéria:

- Dizer que pus ovos para os lados seria engraçado, se não magoasse outras pessoas.

Nenhum comentário: