quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LADO BOM É O LADO DE DENTRO

O ATESTADO DE ÓBITO DO UNIVERSO

Elisa, on my mind

Minha estratégia foi pensar na Elisa, o tempo todo. No princípio fiquei um pouco inibido, e até assustado, pois havia uma pequena e inesperada plateia. Eram estudantes do curso básico, talvez uns dez, amealhando experiência para quando chegasse sua vez. Felizmente, logo me dominei e fui cumprindo meu roteiro, tantas vezes ensaiado que mais parecia uma autoridade na matéria do que um Hamlet de segunda mão.

Mayer, boicote e tuberculose

Numa formulação holística, e portanto não-cartesiana, Julius Robert Mayer percebeu que a energia nunca é criada nem destruída, mas transformada de uma para outra forma. Ou seja, percebeu o Primeiro Princípio da Termodinâmica.


Mayer nasceu no distrito de Heilbronn, no estado de Wurttemberg, na Alemanha. Foi o autor dos estudos que permitiram estabelecer uma equivalência entre trabalho mecânico e calor e quase se matou quando soube que o crédito pelas suas descobertas foi conferido ao físico britânico e fabricante de cerveja James Prescott Joule.

Julius Robert Mayer

Robert Mayer foi realmente boicotado, e isto se deveu ao preconceito contra a Naturphilosophie, pois se dizia então, mais do que agora, que os alemães só pensavam na unidade fundamental da natureza, “esse romantismo metafísico de Goethe”.

- Mayer morreu de tuberculose, aos 64 anos.

Carnot, escarlatina e cólera

Também por métodos holísticos, o francês Sadi Carnot descobriu que não é possível a passagem espontânea de calor de um corpo frio para um corpo quente, tanto quanto não é possível a transformação completa de calor em trabalho. Descobriu
, quem diria, o Segundo Princípio da Termodinâmica. O ciclo de Carnot é teórico, reversível, sem atrito.

Ciclo de Carnot


Sadi Carnot era militar, mas também se dedicava à literatura, à música, à dança, à equitação e à matemática. Como físico, seu objetivo era construir a máquina a vapor de máxima eficiência. O pai, Lazare Carnot, economista, militar, filósofo e matemático, chamado durante a Revolução Francesa de “Grande Carnot”, foi autor de importantes trabalhos de geometria, estática e dinâmica.
Sadi passou a ser hostilizado depois que seu pai foi exilado pela Restauração.

- Morreu aos 36 anos, vítima de escarlatina e cólera.


Entropia

Discorri depois sobre entropia
. Disse que, se em dado momento, reconhecermos que a entropia de um sistema isolado não é máxima, podemos afirmar que a entropia era inferior antes desse momento e que será superior em cada momento posterior. De fato, para além da memória humana, só a entropia permite distinguir entre passado e futuro. O crescimento incessante da entropia correlaciona-se com o crescimento incessante do tempo, sendo certo que, ao fim e ao cabo, o Universo assumirá no futuro remoto um assustador estado de homogeneidade térmica, sem nenhuma possibilidade de ordem ou de informação ulteriores.


- Encerro minha aula com a assertiva de que o Segundo Princípio da Termodinâmica é o atestado do futuro óbito do Universo, nada havendo mais triste, nem mais definitivo.

Aula aprovada

Ignácio De Sitter, Rafael Lemaitre e Maria Hoyle, os professores da banca, reuniram-se na sala do reitor durante 30 minutos. Foi De Sitter quem comunicou que minha aula tinha sido aprovada. Eu passava ao lado bom, que é o de dentro. Cinco salários mínimos por mês! Valeu, Elisa!

- Além disso, Carlos Auvergne, queremos convidá-lo para jantar conosco no Humphrey's, seguindo a tradição de trazer para a nossa intimidade os candidatos que são aprovados para fazer o doutorado de Física.

Universos subsequentes


Eu não conhecia o Humphrey's, com seu serviço competente e elegante. Cabia-me desfrutar, sem trauma nem constrangimento. Durante todo o jantar Ignácio De Sitter elogiou insistentemente a minha aula, que classificou como de "Física, enriquecida com História e um pouco de terrorismo."

- A propósito, perguntou ele mantendo o tom de brincadeira, por que a homogeneidade térmica do Universo é tão assustadora?

- Porque tudo se transformará numa formidável sopa de fótons e neutrinos, desorientados e sem nenhuma motivação, retrucou Maria Hoyle, salvando-me de oferecer uma resposta.

- Mas ninguém aqui precisa dispensar a sobremesa para pegar o avião e fugir do Universo morituro, porque isso ainda vai demorar alguns bilhões de anos, acrescentou Lemaitre.

Maria Hoyle gostou também daquela tirada do atestado de óbito:

- A Termodinâmica criou o Universo e depois o matará. Por isso carrega esse atestado de óbito no bolso do colete.

- E, caso queira, poderá usar o mesmo atestado para o Universo subsequente, arrematou De Sitter.

- Certamente o fará, emendei, já integrado à nova família, pois as mesmas leis físicas certamente prevalecem em todos os Universos...

Um comentário:

cirandeira disse...

Olá Remo, já faz algum tempo que ando querendo conhecer melhor o que é realmente a filosofia holística.Por quê, de uns tempos pra cá,ela transformou-se em "terapia holística" e até "ginástica holística? Um amigo,
mais conhecedor e muito mais erudito, disse-me que ela fundamenta-se em princípios mecanicistas. Será que podes explicar-me melhor ou indicar-me uma bibliografia sobre o assunto?
Te agradeceria muito.
Grande abraço
P.S: se achares melhor, podes responder-me por e-mail