sábado, 3 de outubro de 2009

AS CORES DO ARCO-ÍRIS

O lamento do poeta


Luz branca decomposta

Em seu poema "Lamia", publicado em 1820, o poeta inglês John Keats (1795 – 1821) lamentou que Isaac Newton tenha destruído todo o encantamento do arco-íris, ao demonstrar experimentalmente que a luz branca do Sol é uma mistura de cores que podem ser separadas por um prisma de vidro.

Versos de John Keats

Do not all charms fly
At the mere touch of cold philosophy?
There was an awful rainbow once in heaven:
We know her woof, her texture; she is given
In the dull catalogue of common things.
Philosophy will clip an Angel’s wings,
Conquer all mysteries by rule and line,
Empty the haunted air, and gnomed mine -
Unweave a rainbow.

Keats

(Todos os encantos não se dissipam
Ao mero toque da triste filosofia?
Existia um maravilhoso arco-íris no céu:
Conhecemos agora sua trama, sua textura
No frio catálogo das coisas triviais.
A filosofia decepará as asas de um Anjo,
Decifrará os mistérios item por item,

Eliminará o encanto do ar e o tesouro escondido -
Desvendará o arco-íris.)

No poema de Keats, a palavra "filosofia" equivale a "física", que outrora era chamada de "filosofia natural".

Desvendando o arco-íris

Richard Dawkins é um professor de Oxford, nascido em Nairóbi, no Quênia, em 1941, destacando-se como divulgador científico e defensor radical da Teoria da Evolução, de Charles Darwin, sendo por isso chamado de "rottweiler de Darwin", epíteto alusivo a Thomas Huxley, que em seu tempo foi chamado de "buldogue de Darwin".
Dawkins é autor de livros importantes, todos best-sellers mundiais, sendo o principal “O Gene Egoísta”, sobre a teoria da evolução, publicado em 1976. Outros são: “O Fenótipo Estendido” “O Relojoeiro Cego”, O Rio Que Saía do Éden”, “A Escalada do Monte Improvável”, “Desvendando o Arco-íris” e “O Capelão do Diabo”. Seus livros mais recentes são "Deus, um Delírio", em que postula a inexistência de Deus, e "A Grande História da Evolução", uma peregrinação retroativa pela história da vida, até alcançar sua origem, quatro bilhões de anos atrás.

- Keats não poderia estar mais errado, comenta Richard Dawkins no prefácio do seu livro "Desvendando o Arco - íris", e meu desejo é conduzir para o lado contrário todos os que pensam como ele. Ciência, na verdade, pode ser inspiração para os grandes poetas.


Dawkins

"Desvendando o Arco - íris" é, com efeito, um livro destinado a atrair os leitores para os temas fascinantes da ciência.

Nenhum comentário: