sábado, 26 de setembro de 2009

RELATIVIDADE E NAZISMO

CEM CIENTISTAS CONTRA EINSTEIN

Em sua juventude, Einstein, nascido na Alemanha, desligou-se da família quando esta transferiu-se para Milão e decidiu estudar na Suíça. No mesmo ano em que recebeu um doutorado de Física na Universidade de Zurique, apresentou, em 1905, suas teorias sobre o caráter dual da luz, sobre o efeito fotoelétrico, sobre o movimento browniano e sobre a relatividade especial, quando tinha 26 anos.

Universidade de Zurique
Resumidamente

Caráter dual da luz: a luz pode apresentar-se ou como onda ou como partícula, dependendo da experiência que estiver sendo conduzida pelo observador. A Física Quântica
surgiu a partir dessa constatação, e muitos dizem que a natureza tem dois modelos mutuamente excludentes, apenas um apresentando-se para o observador.

Efeito fotoelétrico: a incidência da luz de alta energia sobre um metal desloca seus elétrons, criando eletricidade.

Movimento browniano:
grãos de pólen boiando num copo de água se movimentam constantemente, como consequência dos choques dos grãos com as moléculas da água.

Relatividade especial: a velocidade da luz é máxima e tem caráter absoluto; o espaço e o tempo não são absolutos, nem independentes, constituindo uma única entidade geométrica, o espaço-tempo, com quatro dimensões (as três dimensões do espaço mais a dimensão do tempo). A velocidade da luz não é afetada pela velocidade da fonte, que a produz, nem pela velocidade do observador, que a recebe, contrariando frontalmente a mecânica clássica; a passagem do tempo ocorre em diferentes velocidades para observadores em diferentes esquemas em movimento.


Einstein e Gödel,
expoentes da Universidade de Zurique


A teoria da relatividade espacial mudou inteiramente a noção que se tinha de espaço e de tempo e seria complementada, pelo próprio Einstein, em 1915, com a teoria da relatividade geral, na qual se introduziu a gravidade. A relatividade geral esclarece que a matéria não atrai matéria, mas deforma o espaço; este, deformado, indica o caminho a ser seguido pela matéria.

Campanha

A campanha contra os judeus na Alemanha começou muito antes da ascensão de Hitler ao poder, em 1933. Desde 1920 a teoria da relatividade, de Albert Einstein, era tachada pelo partido nazista como parte da “física judia”. A partir de 1930, Einstein e outros intelectuais judeus começaram a ser efetivamente perseguidos. Foi publicado na Alemanha, em 1931, um livro chamado “Cem Cientistas Contra Einstein”, que não passava de um panfleto anti-semita. Einstein reagiu ao mesmo com as seguintes palavras:

- Se eu estivesse errado, bastaria um.

No ano seguinte, com a cabeça a prêmio, Einstein mudou-se com a segunda mulher, a prima Elsa Löwenthal, para os EUA.
Nunca mais voltou à Europa.


Queima de livros, obscurantismo total e absoluto



Berlim: queima de livros

No dia 10 de maio de 1933, os nazistas da Liga dos Estudantes Alemães fizeram em Berlim a queima espetacular de 10 mil livros, diante da Universidade Humboldt, na atual praça Bebelplatz, que abriga hoje "o memorial da queima de livros". Entre os livros queimados, estavam os de Albert Einstein, Stefan Zweig, Heinrich e Thomas Mann, Sigmund Freud, Kafka e Heine.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens!

Grande professor!

VERA GARCIA RESTOM disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho de muito estudo e estafante pesquisa neste encantado passeio pela Física, desde os questionamentos da antiguidade até nossos dias, passando pelo reducionismo, quando acreditávamos que o Universo era estático, até os conceitos atuais de um Universo em expansão e transformação; e ainda, traçar o perfil dos físicos, seus sonhos, seus erros, seus acertos, sua grandeza e sua fraqueza, alinhando assim a Imagem do Universo à Imagem do Homem.
Obrigada por ter nos apontado o Caminho das Estrelas, da grandeza, da interação e da unidade do Universo, dando- nos a oportunidade de nos mirar nele e aproveitar para expandirmos também.

-Ó Deus! Eu poderia estar encerrado numa casca de noz, e, ainda assim,considerar-me o rei do espaço infinito, se a mim não me coubessem tantos pesadelos. Shakespeare (Remo Mannarino já na primeira postagem nos alertando para o conteúdo da Imagem do Universo.

Poderiamos ter tido melhor guia nesta viagem?
Espero que você continue cantando a alegria de ser um eterno aprendiz e eterno escritor.
Obrigada!!!!!!