quarta-feira, 16 de setembro de 2009

QUATRO POETAS DE NOME MANUEL

IDENTIFIQUE O MANUEL PELOS VERSOS


Manuel I

Para entender a poesia nós temos dois caminhos:
O da sensibilidade, que é o entendimento do corpo,
E o da inteligência, que é o entendimento do espírito.
Eu escrevo com o corpo;
Poesia não é para compreender, mas para incorporar.


Manuel II

- Não posso crer que se conceba
Do amor senão o gozo físico!
O meu amante morreu bêbado,
E meu marido morreu tísico!


Manuel III

Íamos viver toda a vida juntos.
Íamos morrer toda a morte juntos.
Não sei se sabes o que significa a palavra adeus.
Adeus quer dizer já não olhar-se nunca mais,
Viver entre outras gentes,
Rir-se de outras coisas,
Morrer-se de outras penas.
Adeus é separar-se, entende?
Separar-se, esquecendo a juventude, como traje inútil.
Adeus.


Manuel IV

- Eu me arrependo; a língua quase fria
Brade em alto pregão à mocidade,
Que atrás do som fanático corria:
Outro Aretino fui... A santidade
Manchei! Oh!, se me creste, gente ímpia,
Rasga meus versos, crê na eternidade!


Confira


I: Manoel de Barros


II: Manuel Bandeira


III: Manuel Scorza


IV: Manuel Maria Barbosa du Bocage

2 comentários:

cirandeira disse...

Muito interessante esse seu "teste"!
Só conseguí identificar os 2 primeiros; do Scorza conheço apenas
alguns romanaces e Du Boccage o que conheço não foi suficiente para idetificá-lo. De vez em quando é bom sermos submetidos a um teste para ver a quantas andamos
Abs

cirandeira disse...

Olá Remo, amanhã, dia 18/09, vai completar 1 ano que estou com "o cirandeira". Devo confessar que você foi, em boa parte,uma das pessoas que mais me estimularam para que eu continuasse. Quero que vc saiba que lhe agradeço muito pela força que me deu e que lamento
profundamente a sua ausência lá no meu cantinho. Desafortunadamente, às vezes uma única palavra mal colocada, desencadeia uma série de mal entendidos. Por uma dessas razões "que a própria razão desconhece", gosto muito, e tenho o maior carinho por você.Mesmo não o conhecendo, mesmo não tendo tido nenhuma chance para conversar. Fazer o quê? A vida tem dessas coisas...
Mas apareça por lá, amanhã, mesmo sem dizer nada...
Abç