quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MITÔMANOS

Meu amigo García Márquez

Não é pelas circunstâncias que o mitômano se deixa apanhar.
Estevinho recordava-se do Osric, advogado que se dizia amigo de Gabriel García Márquez.


Gabito

- Conheci Gabriel García Márquez em Nova York, em 1962. Reunia-me com ele e sua mulher, a Mercedes, nos bares do Central Parque, onde bebíamos uísque com soda e conversávamos sobre literatura. Naqueles tempos, Gabito, era assim que o chamávamos, estava muito entusiasmado com a carreira do romance “Ninguém Escreve ao Coronel” e certa vez me mostrou os originais da primeira parte dos “Cem Anos de Solidão”.

Um dia Estevinho decidiu conferir, na Biblioteca Nacional.
Na mosca, pois García Márquez, de fato, é tratado pelo amigos como Gabito, morava em Nova York em 1962 e publicou “Ninguém Escreve ao Coronel” em 1961.

A História me absolverá

Relatado a Estevinho pelo Comodoro Osmar Vilhena, havia também o caso de um jornalista que participou como voluntário da Invasão da Normandia
, na condição de soldado das forças anglo-canadenses. Ele, o jornalista, contava a façanha emocionadamente, mostrando a cicatriz da perna, tributo que pagava pela aventura. Seu desembarque na Normandia se deu na praia de "Sword", no dia 6 de junho de 1944. Ficava comovido e ia às lágrimas quando mencionava o abraço que recebeu do Ike.

- Ike?

- Assim chamávamos o Eisenhower.

Dia D, a invasão da Normandia

Não se restringindo à Normandia, o jornalista esteve depois no ataque ao quartel de Moncada, em Cuba, em 1953. O movimento, liderado por Fidel Castro, fracassou porque os guerrilheiros não conheciam a cidade e assaltaram o quartel errado.

Quartel de Moncada, um golpe frustrado

- Erramos o endereço. Fui preso e condenado junto com Fidel Castro, mas anistiado em 1955. A História também me absolverá.

Na mosca, também

A Invasão da Normandia iniciou-se de fato em 6 de junho de 1944, o Dia D, e uma das quatro praias invadidas tinha "Sword" como codinome. E, mais, Fidel Castro liderou o fracassado ataque a Moncada, na cidade de Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953, foi preso e condenado a vinte anos de prisão, tendo sido anistiado em 1955.

- A História me absolverá!

Sabe-se que perante o Tribunal de Exceção do governo de Fulgêncio Batista, por ocasião do julgamento a que foi submetido, Fidel Castro defendeu-se com um longo discurso, encerrado com as seguintes palavras:

- Condenai-me, não importa, a História me absolverá!

Sinatra


Em 1969, Henrique decidiu assistir no Astrodome Houston a um espetáculo em homenagem aos astronautas da Apollo 11. Acomodado na platéia, surpreendeu-se ao ver a seu lado ninguém menos que Frank Sinatra e puxou conversa com o astro:

- Gosto de todas as suas músicas, querido "Old Blue Eyes", mas minha preferida é "My Way".

Frank Sinatra convidou Henrique para subir com ele ao palco. Foi desse modo que Frank Sinatra e o aposentado de Copacabana cantaram "My Way",
em duo, para um entusiasmado público de mais de 200 mil pessoas.

- I did it my way.

Agora, todos os sábados os moradores da Rua Domingos Ferreira são brindados com um show musical espetacular. Ouve-se a voz do cantor Frank Sinatra pelo alto-falante, enquanto, à janela do apartamento, Henrique reconstitui a parceria do Astrodome, cantando paralelamente, a plenos pulmões, a imortal canção "My Way":

I 've loved,
I 've laughed and cried,
I 've had my fill, my share of losing
and now as tears subside
I find it all so amusing
to think I did all that
and may I say not in a shy way.

Oh no, oh no not me
I did it my way.

Sinatra cantou no Astrodome Houston, em homenagem aos astronautas da Lua, no dia 16 de agosto de 1969, apresentando-se juntamente com Dionne Warwick, no âmbito de celebrações triunfalistas comandadas por Richard Nixon.

Nenhum comentário: