quarta-feira, 28 de março de 2012

ÚLTIMAS PALAVRAS NA FICÇÃO

NA FICÇÃO DE SHAKESPEARE


Hamlet
(morrendo envenenado)


Lawrence Olivier, como Hamlet

- O resto é silêncio.

("The rest is silence.")


Otelo
(suicidando-se)


Otelo e Desdêmona

- Beijei-te antes de te matar; não tenho saída, senão matar-me,
a mim também, para morrer depois de um beijo.


(" I kiss'd thee ere I kill'd thee; no way but this, killing myself to die upon a kiss.")


Julieta
(suicidando-se)

Leontina Vaduva e Roberto Alagna (Julieta e Romeu)


- Então serei breve. Ah, venturoso punhal !

("Then I will be brief. O happy dagger!")


Ricardo III
(antes de ser morto na Batalha de Bosworth Field)


Ricardo III (Al Pacino)

- Um cavalo! Um cavalo! Meu reino por um cavalo!

("A horse! A horse! My kingdom for a horse!")

- Já vali um reino...


César
(ao ser assassinado)


- Até tu, Brutus!

("Et tu, Brute!")


Rei Lear
(morrendo, em delírio, com a filha Cordélia, morta, nos braços)


- Como pode um cão, um cavalo, um rato terem vida, e você sem respirar?
Olhai-a, olhai, seus lábios. Olhai aqui, olhai aqui!


(" Why should a dog, a horse, a rate have life, and thou no breath at all!
Lok on her, look, her lips. Look there, look there!")



Ricardo II
(ao ser assassinado)



- Sobe, sobe, ó minha alma. Teu lugar é para o alto,
enquanto minha carne bruta afunda aqui em baixo, para a morte.


("Mount, mount, my soul. Thy seat is up on high,
whilst my gross flesh sinks downward here to die.")



NA FICÇÃO BRASILEIRA


Corisco
(ao tombar, atingido mortalmente)


- Maiores são os direitos do povo!

(em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha)


Quincas Berro D´Água
(caindo no mar)

Paulo José, como Quincas Berro D'Água

- O impossível não há; cada um cuide do seu enterro, que eu cuidarei do meu.

(em "Velhos Marinheiros", de Jorge Amado)


Brás Cubas

Reginaldo Faria, como Brás Cubas

- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

(em " Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis)


Rubião


- Ao vencedor, as batatas!

(em "Quincas Borba", de Machado de Assis)

Nenhum comentário: