quarta-feira, 13 de março de 2013

MAYER VERSUS JOULE





O  médico alemão Julius-Robert von Mayer (1814-1878), um dos pais da termodinâmica, foi o primeiro a perceber que a energia nunca é criada nem destruída, mas transformada de uma forma para outra.

O Universo é um sistema fechado e de energia constante, distribuída na luz do sol, no petróleo, nas plantas, nas barragens - energia  nuclear, energia mecânica, energia química, energia elétrica... Energia por toda parte,  mudando de forma, mas conservando-se durante o processo. 

Mayer nasceu no distrito de Heilbronn, no estado de Wurttemberg, na Alemanha. Foi também o autor dos estudos que permitiram estabelecer uma equivalência entre trabalho mecânico e calor.  Quase se matou quando soube que o crédito pelas suas descobertas fora conferido ao físico britânico e fabricante de cerveja James Prescott Joule.  

 Mayer foi realmente preterido, e isto se deveu ao preconceito contra a Naturphilosophie, pois se dizia então, mais do que agora, que os alemães só pensavam na unidade fundamental da natureza, “esse romantismo metafísico de Goethe”. 


Nenhum comentário: