quarta-feira, 27 de março de 2013

DEUS NÃO JOGA DADOS

Joga ou não joga?


 
- Vamos jogar dados?

 Inconformado com a incompatibilidade entre a relatividade e a física quântica, pois não aceitava que os fenômenos quânticos pudessem ser regidos pelo acaso, Einstein passou as últimas décadas de sua vida buscando uma teoria, a teoria do tudo ou teoria das teorias, que unisse as quatro forças fundamentais da natureza, a saber, gravidade, eletromagnetismo, força forte e força fraca.

- Deus não joga dados, protestou ele, ao perceber as reais implicações do caminho que ele indicara em 1905, no momento da constatação da natureza dual da luz. 
 
Einstein tinha a esperança de fazer prevalecer sua visão de mundo, que comporta realismo local e determinismo, e não um sistema quântico dual e regido pelas probabilidades. Não conseguiu construir essa teoria das teorias, e a tarefa ainda hoje mobiliza milhares de físicos no mundo inteiro. 

A unificação das quatro forças da natureza, que tanto se busca, parece ser um exercício restrito à teoria, sem possibilidade de demonstrações práticas, uma vez que as pressões e temperaturas necessárias à pretendida unificação, próximas daquelas que prevaleceram logo após o Big Bang, exigiriam um acelerador de partículas de dimensões inimagináveis, talvez maior do que a própria Terra.


Nenhum comentário: