quarta-feira, 25 de junho de 2008

LIÇÕES DE SABEDORIA

Na alfaiataria

Numa cidadezinha distante, nas bandas mineiras de eu menino, havia um alfaiate, o Zé, que gostava de comentar sobre religião, ciência e filosofia.
Muitos freqüentavam a alfaiataria só para ouvir suas dissertações bem-humoradas e eruditas. Não sei explicar como adquiriu tanta cultura, num ambiente em que os temas raramente ultrapassavam o futebol e os concursos de beleza. Alguns diziam, com malícia, que passava as noites acordado, estudando o que iria comentar de dia. Pode ser, mas o Zé era muito bom no improviso, fazendo digressões sobre questões pontuais e inesperadas, que sempre surgiam no meio de uma conversa qualquer.

Voltaire, François Marie Arouet de

Tema complicado, se ciência ou filosofia, era exatamente com ele. Mito da caverna e mito da linha dividida, que chamava de "as alegorias de Platão", evolução das espécies e seleção das variações vantajosas, o espaço-tempo de Einstein, as geometrias de János Bolyai e Lobachevsky, espirais gnômicas, tempo de Planck, a importância do Código de Napoleão, Avicena, Isaac Newton Faz-Tudo... Ah, a universalidade de Voltaire, cujo nome o Zé só mencionava por extenso, François Marie Arouet de Voltaire, a seu juízo o mais brilhante e divertido conversador de todos os tempos e o mais prolífico de todos os escritores, com uma impressionante obra de trinta mil páginas. Trinta mil páginas! E ainda tinha tempo para conversar!

Hidropsia
Empédocles
Heráclito
Jamais me esquecerei das histórias engraçadas sobre personagens históricas, que ele contava sacudindo a tesoura, como a do pretensioso Empédocles de Agrigento (“tudo é formado de água, ar, terra e fogo”), que, para provar sua imortalidade, atirou-se do Etna, desaparecendo cratera adentro; ou a do irritado Heráclito de Eféso (“a natureza ama esconder-se”), que só se alimentava de ervas e um dia enterrou-se no esterco, até o pescoço, para curar-se de uma hidropsia, esclarecendo o Zé, com toda a autoridade, que a hidropsia é uma retenção patológica de água na cavidade abdominal. Ali Heráclito permaneceu resignadamente até a morte, “pois os médicos são ignorantes e não conseguem promover uma seca após uma inundação”.

- Morreu na merda, arrematava divertidamente o Zé.

- E a história de Hipassus?

- Hipassus cometeu o crime de divulgar a existência dos números irracionais, um segredo pitagórico, e foi atirado ao mar pelos seus colegas da Escola de Pitágoras. Numa outra versão, mais amena, Hipassus foi apenas expulso da comunidade, mas Pitágoras fez erigir um sepulcro com o seu nome.

Assertividade

Lembro-me também da insistência do Zé sobre a importância de ser assertivo.

- O bobo passa por sábio , se falar pouco, mas com estilo e assertividade. Com assertividade, não importa o assunto. Não importa mesmo!

Seus exemplos prediletos de assertividade estavam na história e na literatura:

Álvares de Azevedo

Lamentando: Que fatalidade, meu pai!

Hesitando: Ser ou não ser, eis a questão.

Fulgurando: O estado sou eu.

Deduzindo: Penso, logo existo.

Triunfando: Vim, vi e venci.

Osório

Morrendo: Quero morrer no meu posto!

Seduzindo: Do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam.

Liderando: Sigam-me os que forem brasileiros!

Negociando: Meu reino por um cavalo!

José do Patrocínio

Metamoforizando: Deus me deu sangue de Otelo para ter ciúme da minha pátria.

O que restou do Zé

Zé de Alencar
O Zé,
perdido no interior do Brasil, reunia platéias sem saber cantar nem jogar futebol, contava histórias sobre a inteligência humana e sabia mostrar o lado fascinante da cultura. Houve por aí o Zé da Zilda, Zé de Anchieta, Zé Alencar e Zé de Alencar, Zé Kéti, Zequinha e Zé de Abreu, Zé do Patrocínio, Super Zé Maria, Zé Bonifácio de Andrada e Silva, Zé Boquinha, Zequinha Sarney, Zé de Arimatéia, Zé Bové, Zeca Pagodinho e Zeca Camargo, Zé de Habsburgo, Paulo José, São José, Maria José e inúmeros outros Zés, qualificados e bem-sucedidos.
Mas do Zé, que é some
nte Zé, o que ficou foi
uma vaga lembrança.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ligando este comentário do livro o Homem Horizontal,a história nos conta, que todos os que foram hóspedes de Theodore Roosevelt, ficavam espantados com a diversidade de seus conhecimentos:fosse um vaqueiro,um domador de cavalos, político ou diplomata.
Roosevelt sabia o que lhes dizer, pois que quando estava esperando um visitante,passava acordado até tarde na véspera, lendo sobre o assunto que interessaria particulamente àquele hóspede.
Roosevelt sabia, como todos os grandes líderes que o caminho real para o coração de um homem, é lhe falar sobre as coisas que ele mais estima.
Maria das Graças.

Anônimo disse...

Todos nós temos lembranças de nossa infancia que nos acompanham nos dias de hoje com alegria, pois foram nossos primeiros passos para caminharmos para esta vida, que descortinou para cada um de um modo diferente por nossas opções.
É um meio que o autor com seu vasto conhecimento,quis dar um lembrete atípico,dando a oportunidade de conhecermos um pouco da Historia Universal.
O Zé era muito bom no improviso,sempre desviando o rumo da conversa para questões nada evasivas.
O Mito da Caverna é uma metáfora da condição humana perante ao mundo superando a ignorância do Mundo Ilusório que vivemos,concluindo que a luz é a causa de tudo o que de reto e belo existem em todas as coisas.
Enstein, espaço e tempo:Largura, altura e profundidade são necessárias, pois o espaço é Tridimensional.
A geometria de Bolyai que através de um novo sistema geométrico criou um outro mundo a partir do nada.
Tempo de Planck é o tempo passado sobre o Big Bang a partir do qual as implicações da teoria da relatividade geral passou a ser válida. O tempo de Planck não se confunde com o Big Bang pelos pedaços Infintesimais de tempo que permitiu a expansão das três dimensões espaciais que vivemos como disse o autor ao longo da linha do tempo.
A importancia do Códico de Napoleão foi sobre o Direito Civil e Direito Comercial inspirado nos ideais da Revolução Francesa:Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Avicena pensador e Filósofo da medicina persa considerado o descobridor do Mometum.
Carl Jung define o Mometum:"aquilo que na vida tem sentido, mesmo sendo qualquer coisa de mínimo,prima sobre algo de grande, porém isento de sentido"
Voltaire filósofo francês, defensor inabalável dos perseguidos pela suas idéias, criticando os poderosos da sua época, inaltecendo o direito do povo.
Isaac Newton faz tudo...físico teólogo, astrônomo, matemático, um gênio Inglês.
Hidropsia é o acumulo anormal de líquido semelhante ao soro sangüineo.
Empedocles Agrigento filósofo, médico, mistico, sabia que o mundo era constituido dos quatros elementos:água,terra,fogo e ar.
Eráclito de Eféso filósofo da dialética:"Tudo é Movimento"
Hipassus defendeu os numeros irracionais vindo de encontro à Escola de Pitágoras, pois ali se achava que o Universo era perfeito e era representado por números inteiros.
Assertivo é o que não enrola, não inventa, não distorce.
Alvares de Azevedo,Shakespeare, Luiz XIV,Descartes, Julio César,Osório, Napoleão,e José do Patrocínio,grandes personagens homenagiados pelos grandes feitos de cada um.
Vem a homenagem também aos homens de mesmo valor, inteligentes, que atravessaram suas existências no mais puro anonimato, pessoas extraordinárias cujos nomes simplesmente desconhecemos:são os Zés genêricos, o arquétipos para grandes pensadores, homenagem a todos eximindo o autor de esquecer alguns deles.
Maria das Graças.