sábado, 16 de maio de 2009

A IMAGEM DO UNIVERSO (25/n)

GALILEU GALILEI, O ANTICRISTO (2/2)

A militância bem-sucedida de Galileu, baseada nas suas contundentes observações sobre o Sol, a Lua, Júpiter e Vênus, contribuía decisivamente para que o Sistema de Ptolomeu caminhasse para um fim de carreira naquele início do século XVII. Tanto foi assim que os jesuítas acabaram apelando para o sistema híbrido de Tycho Brahe: os planetas, exceto a Terra, girando em torno do Sol; mas o Sol e a Lua fazendo-o em torno da Terra.


Vênus

Ao contrário dos jesuítas, dispostos a uma abertura no sentido de aceitar alguns pontos defendidos por Galileu, as demais congregações religiosas aferravam-se ao aristotelismo escolástico de São Tomás de Aquino e outros doutrinadores católicos. Concediam, quando muito, que o sistema de Copérnico fosse apresentado como "mera hipótese matemática, servindo apenas para facilitar os cálculos astronômicos, sem corresponder à realidade, pois, nesta, a Terra é o verdadeiro centro de tudo".

Ao argumento de Galileu de que a "filosofia do Universo está escrita em linguagem matemática, e seus símbolos são triângulos, círculos e outras figuras geométricas", o dominicano Tommaso Caccini, um de seus principais opositores, costumava retrucar:

- A geometria é do diabo, e os matemáticos deveriam ser banidos por serem autores de todas as heresias.

- Saibam, senhores, que a soma dos ângulos
internos de um triângulo é igual a 180 graus


Em 1616, Galileu foi informado pelo cardeal Roberto Belarmino de que não poderia divulgar argumentos em favor do heliocentrismo, sob pena de ser encarcerado. Galileu aceitou o veto e o respeitou por 16 anos, mas em 1632 publicou um "Diálogo Sobre Os Dois Maiores Sistemas do Mundo", onde um personagem inteligente (Salviati) defende o heliocentrismo e um personagem pouco esclarecido, tendendo para o simplório (Simplicius), mantém-se apegado às ideias de Ptolomeu.

Cardeal Roberto Belarmino

A Igreja entendeu que Simplicius era a caricatura
do Papa Urbano VIII e chamou Galileu a Roma, submetendo-o a sucessivas reuniões interrogatórias perante o Santo Ofício. Ameaçado de tortura e de ser queimado na fogueira, como fora o caso de Giordano Bruno, Galileu acabou por fazer uma declaração, solene, negando que a Terra se movesse e que girasse em torno do Sol.

A abjuração de Galileu

Santo Ofício

O Tribunal da Inquisição a que Galileu foi submetido era constituído pelos cardeais F. de Ascoli, B. de Gessi, G. Bentivoglio, F. Verospi, F. D. de Cremona, M. Ginetti, e F. D. de S. Onofrio.
Em 22 de junho de 1633,
Galileu abjurou como herética a concepção de que a Terra girasse em torno do Sol, nos termos da seguinte declaração final:

"Eu, Galileu Galilei, filho do falecido Vicenzo Galilei, ajoelhado diante dos senhores, eminentes e venerandos cardeais, inquisidores contra a depravação herética em todo o mundo cristão, tendo diante dos meus olhos e tocando com minhas mãos os Evangelhos Sagrados, juro que acreditarei doravante em tudo que é defendido, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica Romana.
Embora advertido por este
Santo Ofício de que deveria abandonar a falsa assertiva de que o Sol é o centro do universo e de que permanece imóvel, e de que a Terra é que se move e não está no centro, pois essa doutrina é contrária à Sagrada Escritura, escrevi e publiquei um livro no qual acrescentei argumentos consistentes em favor da doutrina condenada, sem opor nenhuma solução para os mesmos.
Por essa razão fui pronunciado pelo Santo Ofício como forte suspeito de heresia, isto é, de ter acreditado e sustentado que o Sol é o centro do nosso universo e está imóvel, e de que a Terra não é o centro e se move
.
Desejando afastar do pensamento de Vossas Eminências, e de todos os fiéis cristãos, essas suspeitas razoáveis que existem contra mim, é que, com coração sincero e fé imaculada, abjuro, condeno e abomino os erros e heresias supracitados, e qualquer outro ato que esteja em desacordo com a Santa Igreja.

Juro que doravante nunca mais direi, oralmente ou por escrito, alguma coisa que reacenda essa suspeita contra mim; e que, se souber de alguém que seja suspeito de heresia ou que incorra em prática de heresia, denunciá-lo-ei ao Santo Ofício ou ao inquisidor da localidade onde me encontrar.

Juro e prometo ainda observar integralmente todas as penalidades que me foram ou me vierem a ser impostas pelo Santo Ofício.
E, em caso de transgressão (que Deus me impeça) de qualquer destas promessas, asseverações e juramentos, submeter-me-ei a todas as penas e dores estabelecidas e promulgadas nos cânones sagrados, e a outras penalidades, gerais e particulares, suscitadas por essas delinquências.
Que Deus me ajude, e também a mim me ajudem estes Evangelhos que tenho em minhas mãos.
Eu, Galileu Galilei, abjurei, jurei, prometi e me curvei, conforme relatado acima.
Em testemunho dessa verdade, assinei com minha própria mão o presente documento de abjuração e recitei-o palavra por palavra em Roma, no Convento de Minerva, em 22 de junho de 1633."


Eppur si muove

Galileu

Diz-se que, ao sair do tribunal, o cientista que se calava teria dito:


- Eppur si muove!
(- Não obstante, ela se move!)


Uma lenda, sem dúvida. Mero adendo fantasioso à narrativa, construído para realçar a intolerância e a atitude grotesca dos que puniram o homem excepcional. Pois, se verdadeira, a insolência teria conduzido Galileu à mesma fogueira de Giordano Bruno.

Condenado à prisão domiciliar perpétua, Galileu faleceu nove anos depois. Nada, porém, pôde deter o triunfo do sistema heliocêntrico, que passou a ser gradativamente aceito por todas as pessoas esclarecidas, até que a ele se rendeu a própria Igreja, no primeiro quarto do século XIX.

Um comentário:

cirandeira disse...

A época do Santo Ofício foi um dos períodos mais sombrios da história
universale paradoxalmente nos deixou um legado científico valiosíssimo. Entretanto,ainda hoje
testemunhamos episódios de intolerância, principalmente da igreja católica. Acho que houve um deslise de tua mão quando digitaste.Colocaste 1932, em vez de 1632,coisa facilmente corrigível
na edição da postagem.
Obrigada pela visita e pela adição de informações sobre Aníbal Machado. Na realidade, pretendia fazer uma postagem sobre a sua biografia, mas mudei de ideia.Foi bom que complementaste. Pretendo apresentar proximamente, alguns trechos de "Viagem aos seios de Duília". Acho também, muito bom.
Um abraço