quarta-feira, 29 de abril de 2009

EFEITO BORBOLETA

SISTEMAS NÃO LINEARES

Edward Lorentz, um professor do Massachusetts Institute of Technology, o MIT, havia desenvolvido um conjunto de equações matemáticas para estudar a circulação atmosférica. Seu modelo foi construído de maneira que o computador calculava os valores das variáveis atmosféricas de um ponto no tempo, que serviam como dados de entrada para o cálculo dos valores do ponto seguinte; desse modo Lorentz obteve uma longa sequência de resultados, que o computador foi imprimindo ponto a ponto, até que um defeito da máquina interrompeu o processo.
Assim eram os computadores, ainda rudimentares, no distante ano de 1960.

Sanado o problema do computador, Lorentz decidiu não reiniciar os cálculos do ponto zero, mas de um ponto intermediário, adotando para o mesmo os valores anteriormente calculados pelo computador. Observou, com surpresa, que na nova computação os valores obtidos para os pontos subsequentes foram se afastando progressivamente dos pontos, correspondentes, encontrados no cálculo anterior, até que, afinal, tornaram-se absolutamente discrepantes.


- Como isso pôde ocorrer, se as equações eram as mesmas e os valores para iniciar a nova sequência haviam sido calculados pelo próprio computador?

Após investigar a questão exaustivamente, Lorentz descobriu que o computador imprimia seus valores com três casas decimais (0,506 era o valor relativo de uma variável ao início da segunda sequência), mas na hora de calcular operava com seis algarismos após a vírgula (0,506127, no caso em questão). Havia uma diferença invisível, de 0,000127, entre os valores dos pontos iniciais das duas sequências que estavam sendo comparadas - no caso, uma diferença de 0,025%, que todos consideravam desprezável, até o computador.
Foi assim que se descobriu que as condições iniciais nos fenômenos complexos, como os meteorológicos, podem ter influências importantes nos resultados, muito para além do que podemos imaginar à primeira vista.

Pois a diferença aparentemente insignificante era significante demais!

De fato, os sistemas não lineares têm a capacidade de ampliar superlativamente todos os desvios, impondo resultados erráticos, que parecem se subordinar ao acaso ou aos desígnios do caos e de seus estranhos atratores.

- Um sopro, por mais débil e insignificante, ao cabo de certo tempo pode ter um efeito devastador.

Edward Lorentz
Exemplo

Calculemos, por exemplo, o número que se obtém elevando 14,251 à oitava potência; a seguir, repitamos o cálculo arredondando o número, a ser elevado a essa potência, de 14,251 para 14,250. Um insignificante desvio de 0,001 ou 0,1%. Será mesmo insignificante?

14,251 elevado à oitava potência = 1.701.228.778

14,250 elevado à oitava potência =1.700.274.004

A diferença entre os dois resultados é de 954.774, número equivalente a quase um bilhão de vezes o desvio inicial, de 0,001.

Conclusão

Nem sempre 14,251 é mais ou menos a mesma coisa que 14,250, p
elo menos se forem números a serem usados em cálculos exponenciais, como foi o caso do exemplo.

Lorentz escreveu um artigo sobre essa questão, que se tornou célebre, com o seguinte título:

“Previsibilidade: o bater de asas de uma borboleta no Brasil provoca um tornado no Texas?”

Por causa desse artigo, a influência das condições iniciais nos fenômenos não lineares passou a ser conhecido como Efeito Borboleta. O passado não é uma fábrica de futuros, pois tudo que acontece é construído passo a passo, e de forma não linear, de modo que uma pequena alteração nas condições iniciais de um fenômeno pode implicar uma mudança importante no seu resultado final.

Does the flap of a butterfly's wings in Brazil...

... set off a tornado in Texas?

As ideias de Lorentz se alinham com as do francês Henri Poincaré, que em 1900 deu início à teoria do caos, reconhecendo, desde então, que a maioria dos fenômenos se interrelaciona mediante equações não lineares, o que torna maior a incerteza do homem perante o Universo. O caos está presente extensivamente, seja na meteorologia, nas flutuações dos preços nas bolsas de valores, nas correntezas dos rios ou no crescimento das populações animais. Pois em quase tudo há realimentação interna, interação constante e toda sorte de perturbações não lineares.

- I am everywhere...

6 comentários:

cirandeira disse...

O "efeito borboleta" está presente em todo o Universo, inclusive estre os seres humanos! Às vezes, um pequenino gesto, um vocábulozinho que seja,(ou a falta deles)pode desencadear reações inesperadas, para o bem ou para o mal!Tudo está interligado,por mais imperceptível que seja...
Quanto ao que comentaste sobre Rodin,não poderia afirmar categoricamente que sua atitude em relação a Camille teria sido a causa de sua loucura, mas com certeza, foi um fator desencadeante.
E independente de ele ter sido ou não o responsável,agiu como um indivíduo egoísta e mau caráter,pq não foi solidário, não foi amigo durante todo o período que ela esteve internada. Tal como a mãe dela,nunca a visitou ou deu-lhe algum apoio.É assim que caminha a humanidade, com raras e honrosas exceções, é claro, porque senão não evoluiríamos jamais, não é mesmo? Um abraço

Anônimo disse...

аnalyst Ι feеling that there are non-rаtionаl forces аt do the trick.
Hаndmаde bread is nοt only convenient to mаκe, but
you'll find it far better for you. They have lived life akin to that of superior saints, sages and Rishis who had been regarded for their penance and austerities.

Here is my blog; baking pizza stoneware

Anônimo disse...

Ενerything is vеry open with a verу clеar eхρlanation of the
isѕues. It wаs truly informаtivе.
Yοur website is very helpful. Thаnk yοu fοr shaгing!


Also νisіt my wеb blog Chemietoilette

Anônimo disse...

Hi! Would you mind if ӏ shаre your blog ωith
mу fаcebоok gгoup? There's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thanks

Feel free to surf to my site; augen lasern

Anônimo disse...

Ι have been browѕing online more than 3 hourѕ today, yet I never found any
interesting article like yours. It is ргetty worth еnough for me.
In my view, if all webmasters and bloggers mаde good cοntent as you dіd, the
web will be a lot moгe usеful than еver before.


My blоg post Chemietoilette

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.