quarta-feira, 9 de julho de 2008

FRACASSOS INAUGURAIS

No vestibular

Há anfibologia na oração “Lisandra conversou com o general no seu escritório”? Que construção latina está presente na frase “Sócrates deixou-se envenenar”? Houve justaposição em “justaposição”? Qual a função de “como” e “se” em “veja como o tempo voa” e “não sei se está chovendo”? Qual o plural de viés? O mal-humorado está de mau humor, e o malcriado faz má-criação, como pode? Construa uma oração que contenha silepses simultâneas de gênero, número e pessoa, e outra, na qual figurem as palavras pateta, patética e peripatética. Por que a palavra extra-oficial tem hífen, e extraordinário, não?

Silepses simultâneas?

Esse exame abateu-me de forma definitiva. Por quem me tivestes, gente ímpia, se eu era apenas um candidato a estudar as leis do meu país? Como saber como e se, se não sei como? Que justaposição pode haver em "justaposição"? E você, Lisandra, que fazia no escritório com o general? Jamais pensei que você capaz de uma anfibologia, ora veja, você e o general, anfibologia, impunemente, não importa de quem seja o escritório! Construção latina, só faltava essa, construção latina!

- Patética, pateta, peripatética?

- “A morte trágica é patética, caro pateta, disse Epaminondas, caminhando, peripatético, pelo necrotério”, essa a construção do aluno que obteve a primeira colocação no vestibular, o mesmo que, na questão das silepses, afirmou que “a gente somos brasileiros”. Eu, hein?


Com Nabucodonosor


Depois do fiasco vestibular, no desespero e a custa de vigílias intermináveis, escrevi uma peça de teatro, a qual, todavia, ninguém se dispunha a ler, pois todos andavam ocupados, ou não entendiam nada de teatro, muito menos de poderosos na hora da agonia. Meu reino, todo o meu reino, passou a ser oferecido por um escasso leitor de qualquer procedência e qualificação.

Nabucodonosor

À porta da escola de teatro, consegui finalmente aliciar uma alma caridosa, não sei se professor ou se aluno, mas vestido de Nabucodonosor, que a custo aceitou ler a obra que faria a minha redenção. Quarenta minutos, em pé, esperando nervosamente por um “genial”, um “muito bom!” ou, pelo menos, alguma coisa como “você leva muito jeito para a coisa”. O veredicto do Nabucodonosor encerrou, porém, minha carreira de dramaturgo.

- Sinto muito, mas esta peça, sobre a última hora de um soberano moribundo, foi escrita por Ionesco.

Eugène Ionesco
- Escrita por Ionesco?

- Sim, quatro décadas atrás.

Sou culpado de outros, muito apressadinhos, redigirem, antes, tudo que tenho para redigir agora. Donde se conclui gloriosamente que não sou capaz de criações, mas de descobertas.


- Ionesco, mas quem é Ionesco?

- Se você não sabe de Ionesco, é melhor desistir do teatro, sentenciou o único leitor que tive na vida, grave e irritado dentro de suas vestes coloridas.

Lamentei o azar, mas segui à risca o conselho do Nabucodonosor, pois, teatro, nunca mais.

No futebol

Tentei depois a carreira de árbitro de futebol, ingressando numa escola de treinamento da federação de esportes do Rio de Janeiro. A mim me pareceu que o árbitro era um homem só, alinhado exatamente com os meus fundamentos pessoais. Cheguei, porém, à vasta conclusão de que o futebol é incompatível com as próprias regras. Não sou nenhum Heisenberg, mas criei o princípio da indeterminação das quatros linhas:

Ou o árbitro aplica as regras ou o jogo fluirá com normalidade.

Indeterminação

Quando enunciei o princípio, apesar de toda a sua objetividade e clareza, ninguém foi capaz de entendê-lo. Ora, direis, e direis muito bem. Resultado: fui sumariamente desligado da escola de treinamento de juízes de futebol. Posso imaginar o que aconteceria se, na ocasião, a mim me coubesse o privilégio de explicar o verdadeiro princípio da indeterminação, o da física quântica: além de demitido, eu teria sido internado num hospício!

3 comentários:

Anônimo disse...

Com este Elucidário produzido pelo próprio autor para melhor entendermos o capítulo de Homem Horizontal, onde ele teve uma antevisão como seria respondida as perguntas formuladas neste capítulo,ele assim procurou providênciar estas respostas das questões:
Há anfibologia na oração"Lisandra conversou com o general no seu escritório?
_Há, e é o mesmo que ambigüidade, um vício de linguagem, que dá ensejo a duplo sentido. No caso não é possível saber se a conversa foi no escritório de Lisandra ou se no escritório do general.
Que construção latina está presente na frase:Sócrates deixou-se envenenar?
_Trata-se de uma construção que lembra o"acusativo com o infinito":o objetivo direto "se" seguido por um verbo do modo infinito.
Qual a função de "como" e "se" em:
Veja como o tempo voa" e não sei se está chovendo"?
_Nos exemplos as duas palavras "como" e "se" são conjunções integrantes em ambos os casos introduzindo oração subordinada substantiva obejetiva direta.
Qual o plural de viés?
_Viéses.
Substantivos oxítonos, terminados em s, basta acrescentar "es" no singular.Ex:retrós-retróses.
O mal humorado está de mau humor e o mal criado faz má-criação.
_Humorado e criado são adjetivos que só podem ser modificados por advérbios("mal"e "mal"),"humor e criação"são substantivos que são modificados por adjetivos("mau"e"má").
Construa uma oração de contenha silépses simutâneas de gênero:Moramos na agitada São Paulo.
Número:Antes sejamos breve que prolixo(João de Barros)
De pessoa: Os Portugueses somos do Ocidente(Camôes).
Por que a palavra extra-oficial tem ínfen, e extraordinário não?
_O prefixo extra deve ser seguido do hífen quando anteposto a palavra iniciada por vogal,e palavras iniciadas por h,r,s:extra-humano,extra-sensorial.
"A gente somos brasileiros":
Como disse Luiz Fernando Veríssimo é uma mistura errada de estangeríssimo;nossa lingua está surtando frente ao inglês, e ele não vê saída para a invasão.É a nossa realidade de colonia cultural, mas é bom evitar os excessos!
A peça de teatro, o autor engenhosamente narrou a Opera de Guiseppe Verdi Nabucodonosor, para apresentar a criação do Teatro do Absurdo por Eugéne Ionesco. Uma de suas obras:A cantora careca.
Werner Heisenberg criou o Princípio da Incerteza; mesmo não sendo o autor que a definiu e sem saber que direção tomar;com esta idéia criou uma inovação,pois o verdadeiro Princípio da Indeterminação seria:
_Houve justaposição ou justa posição?
_Houve justaposição, uma união!juntos, sobrepostos!.
_E se me coubesse o privilégio da Indeterminação e da Física Qüantica, eu (Não) seria internado num hospício!
_Como poderíamos chegar até este professor, autor do Homem Horizontal?
Teríamos que levar um Aurélio para termos um diálogo, ou a saída seria deixá-lo falar o tempo todo, enriquecendo-nos com a sua bagagem intelectual?
Fica aqui a pergunta dos leitores do Livro.
Maria das Graças.

Anônimo disse...

Errata: a palavra certa é estrangeirismo!

Anônimo disse...

errata:oração subordinada substantiva (objetiva) direta.