quarta-feira, 17 de abril de 2013

A FILHA DE EINSTEIN


OVOS LATERAIS


Que fim levou?


Einstein teve dois filhos e uma filha, que se supõe ter morrido em 1902, poucos dias depois do nascimento, e de cuja existência só se soube na década de 1980, quando a justiça autorizou a publicação da correspondência de Einstein com Mileva, sua primeira mulher.

Na década de 1930, Einstein morava com sua segunda mulher, Elsa Löwentall, em Princeton, nos Estados Unidos; um amigo residente na mesma cidade, Hermann Weyl, recebeu de um professor de Oxford, Inglaterra, um telegrama sobre uma mulher que tentava provar que era filha de Einstein:


“Senhorita Herrschdoeffer acha que é filha de Einstein. Busca apoio nos altos círculos porque não pode contar com a madrasta, Elsa Löwentall. Não duvide e comunique Einstein pessoalmente. Telegrafe em seguida. Frederick Lindemann.”

Sabe-se que a secretária de Einstein, Helen Dukas, contratou para investigar o caso um detetive particular, cujas averiguações teriam indicado que se tratava de um delírio ou de uma impostura de Grete Markstein, uma atriz alemã. Einstein escreveu a respeito para um amigo, com uma ressentida pilhéria:

-Dizer que pus ovos para os lados seria engraçado, se não magoasse outras pessoas.




Nenhum comentário: