quarta-feira, 14 de abril de 2010

ASCENSO FERREIRA

(1) Filosofia

Hora de comer - comer!
Hora de dormir - dormir!
Hora de vadiar - vadiar!


Hora de trabalhar?
- Pernas pro ar, que ninguém é de ferro!


(2) Predestinação
- Deus te ouça...
- Entra pra dentro, Chiquinha!
- Entra pra dentro, Chiquinha!
No caminho que você vai.
você acaba prostituta!

E ela:

- Deus te ouça, minha mãe...
Deus te ouça...


(3) Sucessão de São
Pedro


- Seu Vigário!
Está aqui esta galinha gorda
que eu trouxe pro mártir São Sebastião!

- Está falando com ele!

- Está falando com ele!



(4) O Gênio da Raça

Eu vi o Gênio da Raça!!!

(Aposto que vocês estão pensando que eu vou falar de Rui Barbosa.)
Qual! O Gênio da Raça que eu vi
foi aquela mulatinha chocolate
fazendo o passo do siricongado
na terça-feira de carnaval!


Ascenso Ferreira (1895 - 1965), em "Catimbó e Outros Poemas"

Um comentário:

cirandeira disse...

Muito bom reler Ascenso Ferreira...
E essas ilustrações estão bem
apropriadas! Cheias de bom-humor!!

Abraços