terça-feira, 18 de março de 2008

GRACIAS A LA VIDA

REFLEXÕES DE UM PRISIONEIRO

Muita sorte ter nascido racional, e não lagartixa, eucalipto, jaguatirica, guaxinim ou pé de couve. E dispor da faculdade de falar, aprender, protestar, ensinar, cantar, ter consciência e memória, amar, recitar, amarrar os cordões dos sapatos, agradecer, pecar, errar, escrever, amar novamente e, tendo chance, amar ainda mais e intensamente.

- E regozijar-me por estar presente na grande festa do Universo.

Nem me importa se estou sendo
aplaudido em Curitiba, almoçando em Cascais, enguiçado na estrada ou, enfim, arrestado nesta prisão que nem sei onde fica. Outra sorte, muito grande, é ser dos que recebem muito e retribuem com pouco. Quem, sozinho no mundo, poderia fabricar seus próprios chinelos, a camisa, o leito, a casa, a vara de pescar, o cabrito à lagareira, a pulseira, o garfo, a caneta, as polainas, o fio dental, o editorial e a luz polarizada? Quem, sozinho, haveria de plantar trigo, tanger os bois, pensar as feridas, construir teatros, calcular juros compostos, aplicar a regra de Sarrus, gerar, transmitir e distribuir eletricidade, varrer a sala, redigir a petição com espaço de oito linhas, decifrar hieróglifos, pedir vistas, tirar fotografia, calcular o logaritmo neperiano de 118 e a constante de Planck, compor uma sinfonia de Mahler, participar de assembléias gerais de acionistas, canalizar a água, acompanhar as fases da Lua, comer sanduíche de presunto, extrair raízes quadradas, averiguar os suspeitos, comentar partidas de tênis, matar baratas, inventar o automóvel, discutir a lei do impedimento, candidatar-se a deputado, calibrar galvanômetros, registrar os fatos econômicos em partidas dobradas, fazer caridade, estudar taboada e cálculo integral, ligar o computador, temperar a feijoada, saber o que é zigoto, monera e esclerótica e, além disso, ler Tolstói, Pico della Mirandola, Honoré de Balzac e Guimarães Rosa, aplicar na Bolsa, assoar o nariz, receber aluguéis, saber a importância de Oersted, ir ao barbeiro, cantar boleros, visitar Nova Orleans, ser dono de uma franquia dos correios e empregar-se como faxineiro do Observatório Nacional? Quem poderia saber sobre a soma dos quadrados dos catetos? A conjugação perifrástica? A localização do músculo psoas maior? A importância da quiáltera e a precessão dos equinócios?

- Ninguém poderia.

- Somos, com efeito, o conjunto dos seres que devem quase tudo ao próprio conjunto.

Há, pois, uma generosidade em cadeia, generalizada, sistêmica, involuntária, inevitável, tácita, impercebida e espontânea, e, na fartura de tantos desfrutos, cada um recebe muito mais do que dá, violando os princípios da matemática - o total das contribuições recebidas por todos é infinitamente maior que o total das contribuições por todos fornecidas. Uma mão invisível, que não é a de Adam Smith, exagera nos benefícios e distribui bondades e considerações de toda natureza: eis, senhoras e senhores, o milagre da multiplicação das benesses.

- A multiplicação de benesses é uma propriedade da vida em conjunto.

Violeta Parra

Gracias a la vida

Que me ha dado tanto

Me dio dos luceros

Que cuando los abro

Perfecto distingo

Lo negro del blanco

Y en alto cielo
Su fondo estrellado

Y en las multitudes

La mujer que yo amo
Gracias a la vida

Que me ha dado tanto

Me ha dado el sonido

Y el abecedario

Con el las palabras
Que pienso y declaro

Madre amigo hermano

Y luz alumbrando

La ruta del alma

De mi bién amada

Gracias a la vida
Que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha
De mis pieds cansados

Con ellos anduve

Ciudades y charcos

Playas y desertos

Montañas y llanos
Y a la casa tuya
Tu calle y tu patio

Gracias a la vida, gracias a la vida...


"Gracias a la Vida", da chilena Violeta Parra, deveria ser cantada pelos pequenos alunos, fosse antes ou depois dos hinos e dos discursos da diretora. Ah, após o canto, perder um minuto escasso para refletir sobre Mohandas Karamchand Gandhi, pois o homem pode ser decisivo sem deixar de ser generoso.


Rei do espaço infinito


- O God! I could be bounded in a nut-shell, and count myself a king of infinite space.

Embora prisoneiro, posso reinar pelo pensamento, como um Hamlet confinado numa casca de noz. Soltando a minha imaginação, que esta é livre e soberana. Sou o rei do espaço infinito.


(fim)

2 comentários:

Anônimo disse...

Cronica perfeita do professor, pois não podemos viver em uma redoma,pois dependemos das pessoas para juntos darmos graças a Vida por ter nos dado tanto como bem disse Mercedes Sosa,e no começo do blog tantas coisas boas como também darmos uma flor plantada e colhida e oferecer a quem amamos.Gandhi foi um Baluarte da Paz pela não violencia e nos deixou este legado de seu exemplo libertando a India. Ficou muito bem registrado,parabéns.Gina55Rj@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Feliz fiquei quando fui contemplada no dia 17 de Dezembro com dois exemplares dos livros:Hamlet e Macbeth nasceram em Muriaé; e o Homem Horizontal que muito emocionou-me por recebê-los do meu conterrâneo de Muriaé Remo, proporcionando para mim a oportunidade de vislumbrar duas narrações de um Muriaense, e também para que pudesse voltar às lembranças de nossas infâncias, de casos pitorescos, de amigos que deixamos lá para que aqui no Rio cumpríssemos uma outra parte da nossa existência.Estamos caminhando; mas o elo continua, pois um bom Muriaense sempre a casa retorna, encontrando todos os amigos queridos de outrora. Pude conhecer mais a fundo o escritor, que muito honra a todos pela narração alegre, jocosa, hilariante, divertida, saudosista, triste; enfim mostrando o dualismo de um profissional, um homem sensível ao Belo!
Parabens pelos dois livros!
Maria das Graças Vilhena.