quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CONTOS DE 150 PALAVRAS (30)

VESTIBULAR DE ENGENHARIA

Fanny Marguerite Judith Ardant

Cheguei a frequentar um curso preparatório para o vestibular de engenharia, no longínquo ano de 1990. Foi quando descobri minha inaptidão para a tarefa.

- Utilizando dez consoantes e cinco vogais, quantos agrupamentos de quatro consoantes e duas vogais distintas podem ser formados?

Não sabia por onde começar, e fui advertido pelo professor de que sem isso não aprenderia sobre o cálculo das probabilidades, nem sobre a distribuição de Gauss, que é sempre campanular. Euclides e Euler faziam esses cálculos muito bem, o que explica o grande êxito que alcançaram.

- Os matemáticos?

-Não, alunos meus que passaram no vestibular em primeiro lugar.

O certo é que eu nunca sabia, e o professor sempre vinha com a história de Euclides e Euler. O desenlace entre mim e a engenharia, cada vez mais inevitável, ocorreu quando o professor pediu o logaritmo, na base raiz de dois, do logaritmo de 81, na base raiz de três.

- Adeus, engenharia, para nunca mais.

Nenhum comentário: