quarta-feira, 31 de julho de 2013

ENUNCIADOS QUE SE DESMENTEM



É proibido proibir.

Jamais cometo erros hortográficos.

Acentuo todas as oxitonas.

Toda generalização é despropositada.

Fabricamos o sorvete Sem Nome


Sou mentiroso.


sábado, 27 de julho de 2013

A RESSALVA
 

Padre Justino estava incomodado com as velas que os fiéis faziam acender diariamente nas escadarias da Igreja de Santa Terezinha, que se situa na entrada do Túnel Novo, do lado de Botafogo. Pois a cera derretida era de limpeza difícil e onerosa.


Foi por isso que mandou afixar na entrada da Igreja um cartaz com os seguintes dizeres:


Para Deus, mais vale uma oração do que um pacote de velas.


No dia seguinte, um segundo cartaz apareceu junto daquele, com um recado adicional:


A não ser que se trate das legítimas velas Brumadinho.

sábado, 20 de julho de 2013

PERO VAZ DE CAMINHA

A "VERGONHA" DAS ÍNDIAS BRASILEIRAS



 Em diferentes passagens da sua carta ao rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha não esconde sua fixação nas “vergonhas” das moças índias, com seus bem-humorados trocadilhos com a palavra "vergonha":

(...) "Entre eles, andavam também três ou quatro moças, bem novas e graciosas, com cabelos muito pretos, pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas que não tínhamos nenhuma vergonha de as olhar muito bem.”

(...) "E uma daquelas moças era toda pintada de baixo acima daquela tintura; e de fato era tão bem-feita e tão redonda, e sua vergonha (que ela não tinha) tão graciosa, que muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhes tais feições, sentiriam vergonha por não serem como ela."

(...) "Outra trazia os joelhos com as curvas assim pintadas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência descobertas, que nisto não havia vergonha alguma."

quarta-feira, 17 de julho de 2013

DESPERDÍCIO DE ESPAÇO



Em 1995, o telescópio Hubble fotografou milhares de galáxias, algumas das quais a mais de 12 bilhões de anos-luz da Via Láctea. Desde então, supõe-se que o universo visível possa ter qualquer coisa no entorno de 100 bilhões de galáxias. Uma dessas galáxias, a nossa Via Lactea, contém entre 100 e 400 bilhões de estrelas, o que levou à inferência de que o universo possa conter mais de 10 trilhões de bilhões de estrelas. Só a parte visível!
Especulações sobre a totalidade do universo, acrescentando a sua parte não visível, indicam algo para além de 1.000 bilhões de galáxias, com mais de 100 trilhões de bilhões de estrelas.
A estrela mais próxima do Sol, a estrela Alfa de Centauro, está a uma distância de cerca de 40 trilhões de quilômetros.


- O universo é inimaginavelmente grande e vazio.

 - Um formidável desperdício de espaço, disse o cientista e escritor Carl Sagan.

sábado, 13 de julho de 2013

O PARADOXO DE MARISA




- No paradoxo, explicou Marisa, o que há é a ocorrência, num mesmo contexto, de duas condições incompatíveis do ponto de vista lógico. 

- Por exemplo?

- É um paradoxo fabricar veículos cada vez mais rápidos para utilizar no trânsito cada vez mais congestionado, como também é um paradoxo querer morar no Complexo do Alemão para fugir dos traficantes de drogas.

- Ou seguir a carreira de professor para enriquecer, acrescentou Karl P.

Marisa mereceu uma consagração, tantos foram os aplausos e manifestações que aprovavam seu desempenho. Era bonita, e isso também ajudava. E foi com ela que fiquei sabendo sobre paradoxos;

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MEU PROFESSOR DE INGLÊS







NOTA OITO VÍRGULA TRÊS

Que faz ela fazer?
 Eu, pobre de mim, sempre gostei de aritmética, palavras cruzadas e de quebra-cabeças e tinha um desempenho saliente em Inglês, o que não chegava a ser uma façanha, nem podia ser avaliado. pois o professor era daqueles que traduziam "cowboy"  por "vaca-rapaz" e "what does he do" por "que faz ele fazer?"

- Doutor Vacaria, não seria melhor traduzir “cowboy” por “vaqueiro” e “what does he do?” por “o que ele faz?"
   
 Vacaria só voltou ao assunto na aula do dia seguinte. 

- À estupidez sempre há de contrapor-se o discernimento, e só os idiotas não mudam. Prevaleçam, pois, a razão e a verdade, mas também a inteligência, para reconhecer os equívocos, e a humildade, para proclamá-los sem nenhum constrangimento. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


 
   

A custo entendi que minha sugestão tinha sido aceita. Desde então “vaca-rapaz” e “o que faz ele fazer?” perderam a vez para “vaqueiro” e “o que ele faz?”, nas aulas da minha infância. E, mais, naquele ano fui dispensado dos exames de Inglês e fui aprovado com nota oito vírgula três. 















sábado, 6 de julho de 2013

A DISCIPLINA MILITAR PRESTANTE

ANÍBAL VERSUS FORMIÃO


- Não se aprende, senhor, na fantasia...
 Certa vez o filósofo Formião, um teórico atrevido e pretensioso, decidiu discutir arte militar com Aníbal (*). Nos Lusíadas, Camões nos dá a versão poética da resposta que, segundo Cícero, Aníbal teria dado a Formião:

A disciplina militar prestante 
Não se aprende, senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando.


Camões, Os Lusíadas, Canto X, 153.


(*) Aníbal, que viveu no século terceiro antes de Cristo, foi um grande general cartaginês. Partindo da Espanha, nos episódios da Segunda Guerra Púnica, Anibal e seu exército, depois de atravessar os Pireneus e os Alpes, derrotaram os romanos nas célebres batalhas de Canas e do Lago Trasimeno. 

 

O DISCURSO DO ALUCINADO




 
- Quais são as suas capacidades?

- Maldo, escarneço, degringolo, hiperbolizo, descuro, prevarico, infernizo e obscureço, sem que ninguém se dê conta da iniquidade que represento. Tergiverso, ocultamente, e como! Posso rir de todos os discursos sobre o método, extrair a raiz cúbica do infinito, iluminar buracos negros e consolar girafas escandalizadas, eis alguns dos meus mais frequentes e divertidos passatempos. 

- Tudo isso?

- Posso evitar o assassinato de Lincoln, impedir o terremoto de Lisboa, apagar o incêndio de Roma, absolver Giordano Bruno e Galileu Galilei, decidir sobre o Santo Graal, conferir os cálculos de Eratóstenes e reabrir a Academia de Platão, dela excluindo os que não saibam matemática, e somente estes.
- Que mais, isso mesmo, que mais?
- Sou capaz de conversar com Cervantes, conter os arroubos de Napoleão ou salvá-lo de Waterloo, dar ouvidos a Beethoven, atirar longe a cicuta de Sócrates e comprar trigais diretamente de Van Gogh. 

- De Van Gogh?

- Uma pechincha, senhores, uma pechincha!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

ONDE ESTÃO ELES?



- Eu estou aqui!

Muitos defendem a existência de seres extraterrestres, em sistemas solares que tenham condições semelhantes ou até mais favoráveis às que propiciaram a vida inteligente na Terra. Afinal, há no universo dez trilhões de bilhões de estrelas.

- Então, onde eles estão?, perguntou na década de 1950 o físico italiano Enrico Fermi (1901 - 1954), prêmio Nobel de Física (1938) e responsável pela construção do primeiro reator atômico, desenvolvido na Universidade de Chicago. 


Essa indagação ficou conhecida como “Paradoxo de Fermi”, pois implica o raciocínio de que, passados quase 15 bilhões de anos desde o Big Bang,  os sinais de possíveis extraterrestres já deveriam ter chegado até nós.  

Fermi fez sua pergunta aos físicos que se encontravam no refeitório de Los Alamos,  quando da construção  da primeira bomba atômica. Leo Szilard, o húngaro brincalhão, teria respondido na hora:

- Eles já estão há algum tempo por aqui. Mas chamam a si próprios de húngaros.