quarta-feira, 29 de maio de 2013

Parkinson e as sedes suntuosas



Há um curioso estudo de Cyril Northcote Parkinson sobre as sedes suntuosas, que não raro surgem quando a instituição já se encontra em estado de decadência ou em estado de ociosidade. A explicação é simples: durante o período de crescimento e expansão, não há tempo para se pensar em instalações perfeitas; o tempo para isso vem mais tarde, quando não houver mais trabalho importante a realizar. Por exemplo, o Vaticano e a Basílica de São Pedro foram concluídos quando o Papado já havia perdido boa parte do seu poder; o mesmo aconteceu com a Liga das Nações, que perdeu sua importância e até deixou de existir logo após a inauguração do Palácio das Nações, em 1938. 

Versailles e Buckinghan

O Palácio de Versailles, que vinha sendo construído desde 1669, foi inaugurado como sede da Monarquia Francesa em 1756, a apenas 33 anos da Revolução Francesa, que exterminou a dinastia dos Luíses e a própria monarquia; assim também, o Palácio de Buckingham passou a ser a residência de uma monarquia britânica ociosa na mesma ocasião em que esta cedia seu poder a um governo parlamentar, sendo importante acrescentar que o primeiro-ministro, que tem o poder político e administrativo na Inglaterra, habita uma residência aparentemente normal, situada na Downing Street, 10; a própria Inglaterra foi varrida da Índia após construir Nova Delhi, esplêndida na concepção, impressionante na escala e nos detalhes.

 O Pentágono

Ah, o Pentágono, em Arlington, na Virgínia, só ficou pronto na etapa final da II Guerra Mundial, quando já se havia concluído
todo o planejamento militar no mal-amanhado Edifício das Munições

sábado, 25 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DO CAFEZINHO

 
 As tomadas de decisão nos conselhos de administração obedecem ao Princípio da Banalidade, enunciado por Cyril Northcote Parkinson(1909-1993), aquele da Lei de Parkinson:
 
"O tempo despendido nas discussões de cada item de uma reunião diminui quando aumenta o custo monetário envolvido."


 E deu um exemplo real. Um órgão colegiado de uma instituição inglesa discutiu na mesma reunião a aquisição de um reator atômico, no valor de 10 milhões de dólares, a construção de um galpão para estacionamento de bicicletas dos operários, no valor de 2.350 dólares, e uma autorização para serviço de cafezinho, com custo de 4,75 dólares por mês. Os dólares mencionados referem-se a 1957.

O tempo do reator
 
O tempo para decidir sobre o reator, cuja proposta estava instruída por estudos técnicos e pareceres diversos, foi de apenas 2,5 minutos, pois os encarregados da decisão entendiam pouco de reatores atômicos e de suas finalidades, não registrando a ata da reunião nenhum comentário sobre o projeto ou objeção a ele. Desse modo, o reator foi aprovado.


O galpão de bicicletas
 
Por sua vez, o galpão das bicicletas tomou do colegiado o tempo de 45 minutos, uma vez que todos quiseram comentar os aspectos sociais envolvidos, as vantagens dos tetos de ferro galvanizado sobre os de alumínio, o tipo de pintura do galpão, os benefícios de pedalar para a saúde dos empregados e a possibilidade de surgir algum ciclista campeão, o que seria muito bom para a imagem da organização. Após os 45 minutos, o galpão foi igualmente aprovado.


O cafezinho
 
O serviço de cafezinho, o último item a ser analisado,  provocou intermináveis discussões sobre a duração dos "coffee breaks", os males e os benefícios do café, o custo do pó, o tipo de adoçante, a alternativa de servir chocolate, em vez de café, ou de servir ambos, café e chocolate, e outras questões correlatas, ficando a decisão adiada para a reunião seguinte, depois que os conselheiros recebessem algumas informações adicionais a serem solicitadas
da divisão de pessoal.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CLEÓPATRA

PROMISCUIDADE FAMILIAR


De Cleópatra sei apenas que gostava de seduzir imperadores romanos, como César e Marco Antônio. Mais não sei dizer, nem vi aqueles filmes apoteóticos...
- Cleópatra foi muito mais do que uma colecionadora de maridos ou uma mulher sedutora num filme de Hollywood. Para além de se destacar pela beleza, falava vários idiomas e patrocinava as artes e as ciências. Lembre-se de que governava o Egito a partir de Alexandria, capital cultural da Antiguidade. Era filha dos tios...
- Filha dos tios?
- Cleópatra era filha de Ptolomeu Aulete e Cleópatra Trifena, que eram irmãos. Logo, Ptolomeu Aulete era pai de Cleópatra, mas seu tio, por parte de mãe; Cleópatra Trifena era sua mãe, mas também tia, por parte de pai. Filha dos tios, portanto.
-Assim não vale...
- Vale sim, e tem mais... Ela se casou com dois de seus irmãos mais jovens. Um de cada vez, bem entendido.
- Uma promiscuidade familiar.

sábado, 18 de maio de 2013

GOLFO DE SORRENTO

 

 No avião, o padre me perguntou se eu tinha inveja de alguém.
- Diariamente, respondi.
 - Hoje o senhor está com inveja de quem?
(Naquele momento eu estava com inveja do Frank Sinatra, por causa da Ava Gardner. Como, porém, dizer  isso para um padre?)
- Do Lucio Dalla, respondi. Ele compôs “Caruso”.
- Caruso?
-  Sim, a música que tem a ver com o Golfo de Sorrento, na Baía de Nápoles.
- Conheço.
- O Golfo de Sorrento?
- Não, a música. Aquela coisa de "te voglio bene assai". Sou bom em italiano.

- Eu diria que o senhor é bom em dialeto napolitano.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

NÃO CICIAM MAIS OS BURITIS

QUANDO ELA TE ABANDONOU



Não ciciam mais os buritis, às noites seguem-se os dias, mais forte que o tufão, meu filho, é Deus... Os rios correm pressurosamente para o mar, sigam-me os que forem brasileiros, Deus não criou o mundo, mas emanou-o, um burro coça o outro, tudo se afirma, se nega e se supera, ama com fé e orgulho a terra em que nasceste, a discórdia é a peste e a tolerância, o remédio, ridendo castigat mores, não existe amor sem sexo, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, amar foi minha ruína, os brutos também amam, por ternura também se mata e encouraçado Potenkim, ninguém assistiu ao enterro da tua última quimera.

- Ninguém assistiu ao enterro da tua última quimera, idiota!